logo
blog-1

Saiba qual a melhor altura para trocar a correia de distribuição


Central para o funcionamento do motor, a correia de distribuição é um dos elementos mais importantes, já que é responsável pela sincronização de vários órgãos mecânicos, como por exemplo a bomba de água.

Contudo, juntamente com todo este protagonismo, também acarreta algumas responsabilidades que nos obrigam a um cuidado extremo com ela, para garantirmos as suas melhores condições.


Assim, há alguns factores a ter em atenção para que saibamos qual a altura para a substituir. Descubra-os com a Insparedes:


Estado

Este factor é muito relativo, já que a correia tanto pode aparentar estar deteriorada ou ressequida, como ter um ótimo aspecto e partir na mesma. É um dos casos que exige muito cuidado e uma verificação regular por um mecânico.


Barulho

Fazer-se notar um barulho além do habitual, como um ligeiro chiar, pode ser um sinal de que o tensor da correio apresenta algum desgaste, podendo levar a que se parta.


Óleo

Caso haja uma fuga de óleo no motor e este estiver a pingar para a correia, esta perderá tempo de vida útil, já que se deteriorará mais rapidamente. Assim,aconselha-se uma visita urgente ao mecânico para que a fuga seja reparada e o estado da correia de distribuição seja verificado.


Qual a altura certa para a substituição?

O momento recomendado para a troca varia mediante a marca e o tipo de correia de distribuição, sendo que viaturas com mais rodagem precisam de mais verificações e em menos tempo entre si do que carros que são pouco usados. O melhor mesmo, é na compra do carro pedir essa informação à marca ou verificar o seu estado junto com o seu mecânico.



Agora que já sabe um dos componentes importantes a verificar para assegurar o correcto funcionamento do seu automóvel, não tem como não se preparar para a Inspecção. Verifique o estado do seu automóvel com regularidade, lembrando sempre que disso depende a sua segurança!


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à Fonte da Notícia