
Viajar com crianças - será que existe um local mais seguro no banco traseiro?
Na hora de instalar uma cadeira infantil no carro, são muitos os pais que se deparam com a dúvida de qual o banco ideal para o efeito.
Será no centro do banco? Será numa das laterais? Saiba tudo com a Insparedes!
O princípio básico da segurança passiva diz que o local mais seguro é o que está mais afastado da colisão. Quer seja uma colisão lateral, frontal ou traseira, o local mais afastado é o centro traseiro.
Contudo, considerando que as cadeiras com fixação ISOFIX são as que melhor reduzem a energia de impacto em caso de colisão, sendo por isso as mais recomendadas para a segurança dos mais pequenos, pode surgir um problema: o princípio da segurança passiva não corresponde ao design de vários automóveis.
Na maioria dos veículos, a não ser que estejamos perante modelos com bancos traseiros separados, o local central não tem fixação ISOFIX. Também se verifica que, em vários modelos, no local central, o cinto é de dois pontos e não de três, o que impede a instalação do Sistema de Retenção Infantil.
Outro ponto a considerar é o facto do piso no banco central traseiro conter, geralmente, um túnel central que impede a instalação da perna de apoio de alguns sistemas de SRI.
Por norma, também a forma do banco neste local é volumosa, o que pode tornar o banco da criança instável, já que não apoia numa superfície completamente plana. A “juntar à festa”, o ponto central é normalmente mais estreito, sendo que a fivela do cinto situa-se muitas vezes debaixo do banco, o que complica muito a instalação do SRI.
Assim, conclui-se que, no caso de vários veículos, o centro do banco traseiro deixa de ser opção, sendo altura de optar por outras alternativas:
Alternativas seguras
Se o ponto central traseiro do carro não tiver ISOFIX, deve instalar o banco da criança no local traseiro direito, atrás do passageiro, com uma cadeira ISOFIX e, de preferência, na direção oposta à viagem, devido às seguintes razões:
- É o lado mais perto do passeio e mais protegido do trânsito quando a criança entra ou sai do carro, estando menos exposta a riscos;
- Porque estatisticamente é o lado direito que sofre menos danos perante colisões (claro que há sempre exceções);
- O banco do passageiro da frente nem sempre é ocupado, o que permite colocar o banco o mais à frente possível para aumentar o espaço da criança.
E se estivermos a falar de uma família com três crianças?
Se tiver três filhos e o seu carro não tiver ISOFIX na parte central do banco traseiro, deve seguir a seguinte ordem:
- O passageiro mais novo deve ir na cadeirinha ISOFIX, na parte traseira direita, atrás do banco do passageiro.
- O filho do meio deve ir na parte traseira central, com a cadeirinha adaptada ao seu peso e tamanho.
- O filho mais velho deve ir na sua cadeirinha, preferencialmente ISOFIX, na parte traseira esquerda, atrás do condutor do veículo.
Em viagens com crianças, tudo o que possamos fazer para garantir a sua segurança e minimizar os riscos, é sempre uma boa aposta! Estude as ofertas de mercado no que diz respeito aos Sistemas de Retenção Infantil mais adequadas para a idade dos seus filhos e garanta que circulam com conforto e segurança!
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!