Viagens de Verão? Não se esqueça de preparar o seu carro!
Acabamos de entrar em Julho e, para muitos, as férias de Verão estão mesmo aí à porta!
Férias, fins de semana fora, idas à praia, passeios em família...são tudo momentos de pura diversão que, num ápice, podem virar uma dor de cabeça, caso o seu carro não esteja “à altura do acontecimento”.
Agora que o Verão pode ser um belo convite para sair mais de casa e dar mais uso ao seu automóvel, há que lembrar a importância de manter o seu carro preparado para não haja surpresas desagradáveis.
Mais esforço em baixo de sol abrasador e temperaturas altas é um verdadeiro desafio que pode gerar consequências no estado do seu carro.
Como tal, a Insparedes preparou-lhe um guia de 7 pontos-chave que não pode deixar de rever antes de viajar e que deve adotar, com regularidade, ao longo de todo o Verão.
O ar condicionado
Para rever o estado do ar condicionado do seu carro, deve ligar o sistema e certificar-se de que o ar frio funciona nos modos selecionados e nas aberturas apropriadas.
Se o ar estiver apenas menos quente, mas não verdadeiramente frio, se a temperatura flutuar drasticamente com a rotação do motor, ou se o ar não sair nas aberturas selecionadas, é hora de ir à oficina e verificar o ar condicionado.
Correias e tubos do circuito de refrigeração do motor
Os componentes de borracha do motor devem ser inspecionados, já que são responsáveis por várias funções críticas, incluindo os sistemas de refrigeração do motor e do habitáculo. As correias devem ser verificadas para identificar possível desgaste. Tubos com fissuras, entupidos, com fuga ou desgaste devem ser imediatamente tratados.
Os fluidos - óleo e refrigerante
Verificar a qualidade e a quantidade dos fluidos de refrigeração e lubrificação no motor é crucial para manter o seu carro em bom estado durante o Verão. O refrigerante deve estar limpo e no nível indicado. De 2 em 2 anos, o líquido refrigerante do circuito do motor deve ser totalmente substituído.
Caso exista a necessidade de repor o nível do circuito de refrigeração, deverá ser utilizado o líquido equivalente. Caso não tenha disponível, deverá utilizar apenas água e verificar com a maior brevidade se existem fugas no circuito, pois trata-se de um circuito fechado. O óleo do motor é fundamental para o seu correto funcionamento e, principalmente, lubrificação. Deve cumprir o plano de manutenção da sua viatura e trocar o óleo conforme recomendado.
Os pneus
Os pneus devem ser verificados mensalmente, de forma a saber a pressão dos mesmos. Pressão a mais ou a menos potencializa o desgaste dos pneus, interferindo na segurança da viatura. A profundidade do desenho dos pneus não pode ser inferior a 1,6mm - se for, indica que os pneus estão muito gastos.
A bateria
As baterias não dão sinal de que estão a chegar ao fim do seu prazo de vida útil e, muitas vezes, nem sempre é possível verificar o seu estado ou a cor dos seus bornes, devido a estarem situadas, frequentemente, em locais de difícil acesso. Assim, a forma mais fiável para verificar o estado da bateria é recorrer a um mecânico que efetue testes de diagnóstico de bateria.
Os mecanismos responsáveis pela visibilidade
Vidros, escovas limpa pára-brisas e luzes são componentes fundamentais para a segurança, permitindo ao condutor ver para fora do automóvel, assim como que outros utilizadores da estrada vejam o carro que circula. Grandes contrastes de temperatura, como por exemplo ao anoitecer após uma tarde de extremo calor, podem ser suficientes para que um pára brisas com um pequeno risco acabe estilhaçado em andamento.
Assim, pára-brisas com riscos ou rupturas devem ser reparados assim que se dê pelo dano. As luzes devem estar todas em boas conduções para garantir uma condução noturna segura. O estado das escovas também deve ser revisto, já que Verão algum está livre de uma boa chuvada!
Rever a água
Com o calor, é possível que haja mais evaporação no circuito fechado do líquido de refrigeração do motor. Antes de iniciar viagem, com o motor ainda frio, deve verificar o nível de líquido de refrigeração. Caso seja necessário repor, deverá procurar uma oficina, pois pode ser indício da existência de uma fuga.
Deve também verificar e atestar o depósito do limpa pára-brisas com água.
Após todas as verificações, lembre-se que, em tempo de calor, deve sempre levar água para si e para os ocupantes da viatura e tentar manter uma temperatura agradável dentro da viatura, evitando estados de indisposição durante a viagem.
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!