logo
Insparedes - Ver e ser visto na estrada? Saiba tudo o que deve fazer!
blog-1

Ver e ser visto na estrada? Saiba tudo o que deve fazer!


Como não nos esquecemos de o relembrar, sempre que vai de viagem, é importante efetuar uma revisão ao seu veículo.

Nessa revisão, um dos pontos a observar é a visibilidade e a iluminação, que podem melhorar a visibilidade do seu automóvel e auxiliá-lo na condução, contribuindo para a sua segurança.


A visibilidade é reduzida ou insuficiente sempre que o condutor não consegue ver a faixa de rodagem em toda a sua largura e até pelo menos 50 metros.

Assim, é fundamental verificar o funcionamento das luzes, bem como de outros elementos que podem contribuir para uma boa visibilidades. 

Espelhos retrovisores e vidros do carro devem estar limpos e livres de objetos que impeçam a visibilidade. No entanto, não é apenas de luzes que a visibilidade de um condutor é feita. 

Como tal, conheça algumas dicas que não só o ajudarão a ver melhor enquanto conduz, mas também farão com que seja visto:


O que fazer para aumentar a minha visibilidade enquanto conduzo?

  • Regule os espelhos retrovisores após colocar o banco na posição correta. Mantenha-os limpos, sem marcas de água nem dejetos de aves. 
  • Mantenha todos os outros vidros limpos, como o pára-brisas, o vidro traseiro e os laterais. A sujidade dos vidros provoca brilhos que encandeiam, principalmente quando bate o sol. 
  • Opte por manter no carro uns óculos de sol, preferencialmente com lentes polarizadas, que ajudam a evitar reflexos e retardam o cansaço ocular. 
  • Verifique as escovas, desde o estado das borrachas à sua capacidade de limpeza. 
  • Evite limpar a humidade da parte de dentro dos vidros, optando por utilizar o sistema de ventilação do seu automóvel para os desembaciar. 
  • Mantenha os faróis limpos, pois a sujidade pode comprometer o máximo aproveitamento das luzes. Verifique também se a lâmpada ilumina o suficiente, para o caso de precisar de trocar. 
  • Evite colocar objetos em cima da chapeleira, por trás dos bancos, pois este comportamento afetará a sua visibilidade. Guarde todos os objetos na bagageira. 
  • Se utiliza um sistema de navegação com ventosa no interior do pára- brisas, opte por colocá-lo numa zona que não interfira com a sua visibilidade.

O que fazer para que outros automobilistas me vejam melhor? 
  • Sinalize todas as manobras, como mudanças de direção. É crucial para a sua segurança e para a dos outros condutores. 
  • Se o seu carro já estiver equipado com luzes diurnas, utilize-as. Caso não tenha, e se verificar condições atmosféricas adversas, utilize os mínimos. 
  • Regule os médios para evitar encandear os outros condutores. Ter os médios regulados é meio caminho andado para evitar “flashar” os condutores que circulam em sentido contrário. 
  • Utilize os faróis de nevoeiro apenas em casos de nevoeiro ou chuva, pois se usados desnecessariamente podem também afetar a visibilidade dos outros condutores.

Agora que já conhece algumas dicas preciosas para proteger a sua visibilidade enquanto conduz, bem como assegurar-se de que os outros condutores o vêem, lembre-se de manter uma velocidade moderada e respeitar as normas de segurança rodoviária!


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


   

Saber Mais