logo
blog-1

Vai comprar uma trotineta elétrica? Escolha bem!


Leves, práticas, ecológicas e eficientes...são ideais para percursos curtos, uma ótima alternativa às bicicletas e fazem já parte da oferta locomotiva de várias cidades.

A utilização das trotinetas elétricas tem vindo a aumentar, já que oferecem, em média, uma autonomia de cerca de 20 a 25km e oferecem uma experiência de mobilidade pessoal bastante eficiente.

Contudo, podemos encontrá-las em variados modelos, adaptadas a diferentes estilos de vida, necessidades e gosto. Conheça os modelos abaixo e, se está a pensar comprar uma, descubra qual a ideal para si!

Trotineta tipo Scooter

É um dos modelos mais comuns e, também, o modelo selecionado pelas plataformas de aluguer. Por isso, são as que mais encontramos a circular pelas cidades. Existem versões para miúdos e graúdos, sendo necessário sempre avaliar as suas características técnicas, como o peso, o tipo de pneus, o sistema de travagem, a suspensão, a autonomia, etc. 

Desta forma, após esse estudo, poderá encontrar a que mais se adapta às suas necessidades, podendo até, quiçá, optar por um modelo com banco, que também existe!

Modelo Hoverboard

Este modelo elétrico está muito em voga, principalmente na população mais jovem. São confortáveis e divertidas, embora exijam alguma prática. Nesta versão, não tem onde apoiar as mãos, já que funciona por meio de sensores que detetam o peso da pessoa que a utiliza, funcionando através da sua inclinação. 

Assim, se a pessoa inclinar o corpo para a frente, o hoverboard irá deslocar-se nessa direção. A nível de velocidade, esta dependerá da pressão que é exercida pelos pés. O hoverboard desloca-se na direção em que a pressão é aplicada, por isso, a posição adotada determina a direção do deslocamento. 

O giroscópio e o acelerómetro incorporados são responsáveis pelo equilíbrio e estabilização do centro de gravidade para conseguir um percurso suave e preciso.

Monociclo

O monociclo elétrico ou uniciclo, também conhecido como segway, é uma trotineta elétrica que possui apenas uma roda. O seu funcionamento é baseado no mesmo sistema utilizado pelo hoverboard, através de sensores incorporados que dão estabilidade à deslocação. 

Poderá encontrar monociclos elétricos com duas rodas paralelas, o que permite ter uma maior superfície de contacto com o solo, facilitando o equilíbrio. De qualquer forma, estes modelos exigem alguma destreza, já que não podem ficar parados. 

Skate elétrico

O skate elétrico, famoso nas suas versões de longboard ou cruiser, utiliza a filosofia do tradicional skate com uma tecnologia que permite mais velocidade e, claro, percorrer percursos mais longos. De qualquer forma, exige igualmente equílibrio e coordenação, visto não ter onde segurar as mãos. 

Seja qual for o modelo escolhido, todos eles são eletricamente recarregáveis, oferecendo bastante tempo de autonomia e, sobretudo, não exigem lugar de estacionamento à porta! 



Se vai optar por adquirir uma trotineta, lembre-se de utilizar sempre capacete e itens de proteção adicional, tal como joelheiras, cotoveleiras, luvas, etc. Todo o cuidado é pouco e as lesões provocadas por quedas nestes mini-transportes podem ser bastante penosas!

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à Fonte da Notícia