logo
Insparedes - Vai alugar um carro nestas férias?
blog-1

Vai alugar um carro nestas férias?


Se se vai “fazer à estrada” nestas férias, mas pondera alugar um carro, descubra as recomendações Insparedes para que não venha a ter surpresas desagradáveis!

Estamos em período de férias para muitos portugueses, e vários são aqueles que decidem “lançar-se” em passeios de família, escapadelas pela praia, etc.

O automóvel é, sem dúvida, a melhor opção para quem pretende viajar e explorar a fundo um determinado local. Contudo, nem todos têm uma viatura própria ou, por vezes, pode haver a necessidade de, por algum motivo, alugar uma viatura. 

No entanto, esta é uma época de grande procura, pelo que há certas questões a ter em conta antes de assinar o contrato de aluguer de um carro. Assim, a Insparedes preparou-lhe alguns conselhos, para que o aluguer de um carro não venha a ser um problema.


Prepare tudo com antecedência

Antes de alugar uma viatura, deve planear a sua viagem, saber exatamente para onde vai, quanto tempo, etc. Após isso, deve optar por tratar do aluguer do carro com bastante antecedência, de modo a não ser prejudicado pelo excesso de procura. Assim, conseguirá um bom carro a um melhor preço!


Leia bem o contrato

Este é um dos pontos a que deve ter mais atenção. Assim, deve ter a certeza que lê e que compreende bem todas as cláusulas que vêm descritas no contrato. Na maioria dos contratos, condutores com menos de 25 anos ou sem experiência têm um aumento de preço. 

Deve perceber informações como se tem de pagar mais para adicionar outro condutor, se o contrato contempla um suplemento económico ou quanto terá de deixar de caução, valor esse que fica retido em cartão de crédito e que depois pode ser usado pela companhia em caso de ter provocado algum dano ao veículo.

Leia bem as letras pequeninas antes de assinar o contrato, porém peça que lhe expliquem todos os trâmites. Informe-se sempre do seguinte:

  • valor da caução 
  • condições de cancelamento 
  • o que fazer em caso de avarias que não sejam da sua responsabilidade 
  • o abastecimento da viatura 
  • valores para excesso de carga

O contrato deve ser escrito em duplicado, ficando o condutor com uma cópia, onde consta a identificação da empresa de rent-a-car, do condutor, do veículo, o preço, os serviços abrangidos e os valores entregues (como a caução). 


Conheça todas as condições do seguro

Os carros de aluguer contam com um seguro para a sua utilização. Porém, as coberturas nem sempre são assim tão amplas. 

Assim, antes de fazer a sua reserva e utilizar o veículo, deve conhecer o tipo de seguro a que está sujeito. Se ao ler as cláusulas verificar que estas não o protegem dos riscos que necessita, poderá sempre contratar um seguro adicional. 

Nem sempre a opção mais acessível é a melhor, pelo que por vezes é preferível pagar um pouco mais e ter a certeza de que está devidamente seguro. Questione sobre a política de combustível Existem várias formas de chegar a acordo por causa do nível do depósito de combustível.

O mais comum é recolher o carro com o depósito cheio e entregá-lo no mesmo estado. Se for entregue com menos combustível, pode ter de pagar a diferença com um preço por litro que a empresa delinear. 

Antes de levar consigo o veículo, deve averiguar o estado do carro, procurar mossas, arranhões, riscos ou toques e, se encontrar algo, dar logo a conhecer à empresa. Se não verificar, corre o risco de, na entrega do carro, ter de pagar por determinado dano.


Conduzir, por si só, exige muita responsabilidade. Neste caso, ainda mais, já que o carro não é seu. Por isso, deve conduzir com precaução, de forma a evitar provocar danos no veículo. Respeite os limites de velocidade, adote uma condução preventiva e tenha umas ótimas férias!


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à Fonte da Notícia