logo
blog-1

Uso de telemóvel ao volante continua a ser comum entre os jovens!


Que é proibido utilizar o telemóvel durante a condução, já todos sabemos! Contudo, vários estudos constatam que a sua utilização continua a ser prática comum, principalmente entre as camadas mais jovens. Saiba tudo!

A utilização do telemóvel durante a condução é proibida pelo Código da Estrada, sendo que o não cumprimento desta regulamentação não só pode gerar coimas avultadas como pode provocar terríveis consequências!

Ignorando este facto, vários são os condutores que continuam a manusear o telemóvel enquanto conduzem, tal como revela o Barómetro realizado pela Fundação VINCI Autoroutes.

Neste estudo, realizado com mais de 12 mil condutores em 11 países europeus, constatou-se que são vários os condutores que não só utilizam o telemóvel para fazer ou atender chamadas, mas também para enviar mensagens de texto. 

Neste estudo, verificou-se ainda um dado preocupante: mais de 23% dos condutores inquiridos, com menos de 35 anos, assistem ainda a vídeos enquanto conduzem, um comportamento de risco elevado que pode, de facto, causar repercussões irremediáveis. 

A utilização do telemóvel promove a distração visual, já que o foco visual está no ecrã, distração cognitiva e distração manual. Quando se utiliza o telemóvel ao volante, a capacidade de perceber o que se passa à nossa volta é drasticamente reduzida, assim como a nossa capacidade de reação. 

Como tal, as possibilidades de se sofrer um acidente de trânsito aumenta 23 vezes, produzindo o mesmo efeito que a condução com álcool no sangue. No estudo acima referido, constatou-se ainda que 1 em cada 2 condutores (55%) realiza chamadas ao volante, 67% não considera esta prática perigosa e 15% já tiveram ou quase tiveram um acidente devido à utilização do telemóvel. 

Denota-se, assim, uma persistente indiferença aos perigos que o telemóvel pode causar durante a condução, um comportamento perigoso que põe em risco não só a vida do condutor, mas de todos os utilizadores da estrada.


Como não nos cansamos de referir, enquanto conduz, não manuseie o telemóvel. Mantenha o seu foco na estrada e cumpra a sua parte para promover estradas mais seguras!

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à fonte da notícia