logo
Insparedes - Ultrapassagens sem erros? Conheça as dicas Insparedes!
blog-1

Ultrapassagens sem erros? Conheça as dicas Insparedes!


Se a ultrapassagem é, ainda, “um bicho de sete cabeças” para si, vamos desmistificar algumas dúvidas!

Descubra com a Insparedes como efetuar esta manobra da forma correta, com perícia e, acima de tudo, com segurança!

Será que se pode exceder a velocidade máxima durante a ultrapassagem? Será que os outros condutores devem facilitar esta manobra? Estas são algumas das dúvidas que podem surgir quando se fala em ultrapassagens. 

A ultrapassagem é uma das ações que, durante a condução, exige mais concentração. Se mal efetuada, pode resultar em acidentes ou em danos nas viaturas. 

Por isso, saiba com a Insparedes como efetuar uma ultrapassagem sem cometer erros:


Antes de iniciar a manobra:

  1. A ultrapassagem deve ser sempre feita pela esquerda do veículo da frente. Existem algumas exceções que permitem que a ultrapassagem seja feita pela direita, como por exemplo, se o veículo à nossa frente pretender mudar a direção para a esquerda ou parar nesse lado. 
  2. Nunca inicie uma ultrapassagem se não houver espaço suficiente ou se não conseguir voltar à sua via de forma segura. 
  3. A intenção de ultrapassagem deve sempre ser sinalizada, bastando para isso ativar o pisca correspondente. 
  4. Mesmo durante a ultrapassagem, é proibido exceder a velocidade máxima estabelecida. Deve apenas garantir que tem uma velocidade notoriamente superior ao veículo da frente, para conseguir efetuar a manobra. 
  5. Ao fazer uma ultrapassagem, deve garantir a segurança de todos os utilizadores. Para isso, deve assegurar que tem distância lateral suficiente e um regresso gradual à sua via, sem obrigar o veículo ultrapassado a ter de travar ou modificar a sua trajetória. 
  6. Nunca ultrapasse quando vir o sinal vertical de proibição de ultrapassagem!


Como efetuar corretamente uma ultrapassagem

  1. Garanta que tem a certeza de que é possível ultrapassar, tendo em conta se não há a proibição de o fazer na estrada em que se encontra. Comece por olhar pelo espelho retrovisor, verificando que não há veículos atrás a fazer ultrapassagens. Verifique se circulam carros na via da esquerda e calcule se é possível voltar à sua via após concluir a manobra. 
  2. Sinalize a manobra de ultrapassagem com o pisca esquerdo. 
  3. Deixe uma separação lateral suficiente para realizar a manobra com segurança, que seja proporcional à velocidade, à largura e às características da estrada. 
  4. Depois de ultrapassar, verifique se pode voltar à faixa da direita com segurança, de forma gradual e sem incomodar o carro de trás. Sinalize antes com o pisca direito.

Nem sempre é possível efetuar uma ultrapassagem, principalmente quando a manobra se traduz em falta de segurança para todos os utilizadores da estrada. 

Quando um veículo vem noutra direção ou se não há espaço suficiente, a ultrapassagem está mesmo fora de questão, principalmente se estiverem presentes utilizadores vulneráveis, como peões, ciclistas, pessoas com trotinetas elétricas, etc.


Reforçamos que é proibido ultrapassar perante o sinal vertical de proibição de ultrapassagem, o R-305, até que surja o sinal de “fim de proibição de ultrapassagem”. Esta manobra também não pode ser efetuada se houver duas linhas contínuas nem em curvas, muito menos em passadeiras, interceções, túneis e passagens de níveis.

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à fonte da notícia