Subviragem e sobreviragem - conhece as diferenças?
Já ouviu falar em viragem e sobreviragem? Consegue distinguir estes conceitos? Descubra com a Insparedes o que significam, de forma a promover uma condução mais segura e eficiente!
Durante a condução, é essencial conhecer os conceitos de subviragem e sobreviragem, pelo papel crucial que desempenham na segurança e controlo do carro.
O que é a subviragem?
A subviragem é um fenómeno que ocorre quando o veículo não curva na direção em que o condutor movimenta o volante. Assim, verifica-se que a frente do carro "escorrega" em direção ao exterior da curva.
Quais as causas que promovem a subviragem?
A subviragem pode ser provocada por entradas em curvas com velocidade excessiva ou pela falta de aderência dos pneus dianteiros.
Como saber se estamos perante um caso de subviragem?
A subviragem apresenta alguns sinais a que o condutor deve estar atento, como o volante ficar mais leve, com menos resposta às manobras. Além disso, o carro tende a alargar a trajetória da curva, aproximando-se do exterior da via.
A sensação é a de que a frente do veículo está a perder a aderência e a "escorregar" para fora da curva. É importante não forçar o volante ainda mais para a curva, porque pode agravar a situação.
O que é a sobreviragem?
A sobreviragem acontece quando a traseira do veículo perde aderência ao curvar. Nesse caso, o carro "derrapa" em direção ao interior da curva.
Quais as causas que promovem a sobreviragem?
A sobreviragem pode ser provocada quando existe uma desaceleração brusca nas curvas, uma aceleração excessiva das rodas traseiras ou uma distribuição inadequada do peso ou carga do automóvel.
Como saber se estamos perante um caso de sobreviragem?
No caso da sobreviragem, o volante pode ficar mais pesado e resistente às manobras, exigindo um esforço maior do condutor.
Além disso, o carro pode ter a tendência de "soltar a traseira", deslizando em direção ao exterior da curva. É importante manter a calma e evitar acelerar ainda mais para corrigir a trajetória, pois isso pode agravar a situação.
Como proceder se se deparar em situação de subviragem ou sobreviragem?
Perante a subviragem, o condutor deve reduzir a velocidade antes de entrar na curva e evitar manusear o volante de forma brusca.
Ao sentir que o carro está a subvirar, o ideal é aliviar o acelerador gradualmente e virar o volante suavemente na direção desejada, permitindo que os pneus dianteiros recuperem a aderência.
Na sobreviragem, é importante manter a calma e evitar travar bruscamente as rodas traseiras.
Deve aliviar o acelerador gradualmente e, se necessário, corrigir a trajetória virando o volante suavemente na direção oposta à derrapagem, permitindo que os pneus traseiros ganhem aderência novamente.
É essencial reconhecer os sinais e saber reagir, de forma a manter a segurança na estrada. Ao aplicar as técnicas adequadas, os condutores podem beneficiar de uma condução mais tranquila e minimizar potenciais riscos, com mais segurança e controlo da viatura.
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!