Sistemas de ignição - componentes e funcionamento!
A ignição é fundamental para o funcionamento de motores de combustão interna, desempenhando um papel crucial.
Mas será que conhece os seus componentes, as suas necessidades de manutenção e os problemas a que os sistemas de ignição pode estar sujeito? Saiba tudo!
Os sistemas de ignição são responsáveis por fornecer a energia elétrica para iniciar a combustão do combustível dentro dos cilindros de um motor de combustão interna.
O sistema de ignição, se estiver eficiente, garante um arranque suave do motor e a potência adequada durante todo o funcionamento.
Quais são os componentes de um sistema de ignição?
Bobina de ignição
A bobina é um componente fundamental, já que é responsável por aumentar a tensão da bateria para um nível elevado o suficente para produzir uma faísca nas velas de ignição. Para isso, a bobina possui um transformador interno que realiza esse aumento de tensão.
Distribuidor
Este componente é responsável para distribuição da corrente elétrica da bobina de ignição para as velas de ignição numa sequência específica. O distribuidor sincroniza o momento certo para a faísca em cada cilindro do motor. Atualmente, os sistemas de ignição mais recentes já dispensam o uso de distribuidor.
Velas de ignição
As velas são responsáveis por criar a faísca elétrica que inicia a combustão da mistura entre ar e combustível dentro dos cilindros do motor. Estas devem suportar altas temperaturas e ser resistentes à deposição de carbono.
Cabos de ignição
Os cabos de ignição são responsáveis por conduzir a corrente elétrica da bobina até às velas. Esses cabos devem ser isolados para evitar perdas de corrente eletromagnética e devem ser inspecionados de vez em quando para evitar desgaste ou danos.
Quais os sintomas de problemas no sistema de ignição?
Dificuldade a ligar o carro
Se o motor apresentar dificuldade para arrancar, pode dever-se a uma falha no sistema de ignição. Esta dificuldade pode ser causada por problemas nas velas de ignição, cabos danificados ou bobina de ignição com defeito.
Perda de potência
Se verificar perda de potência durante a condução, isto pode ser um sinal de que existem problemas no sistema de ignição. Uma faísca fraca ou uma combustão inadequado devido a componentes com desgaste podem resultar numa perda de eficiência do motor.
Marcha lenta irregular
Se em marcha lenta verificar que esta é irregular, pode estar perante problemas no sistema de ignição. Se as velas de ignição estiverem desgastadas ou com acúmulo de carbono de carbono, a combustão pode ser comprometida, afetando a marcha lenta do carro.
Quais os cuidados de manutenção a ter com o sistema de ignição?
Substituir velas de ignição
Deve proceder-se à substituição das velas de ignição de acordo com as recomendações do fabricante. Velas de ignição desgastadas podem afetar a combustão, resultando em problemas de desempenho.
Verificar cabos de ignição
Deve inspecionar regularmente os cabos de ignição, verificando se estes não têm sinais de desgaste, danos ou corrosão. Problemas nos cabos de ignição podem causar falhas na ignição ou perda de corrente, comprometendo o bom funcionamento do motor.
Inspecionar a bobina de ignição
A bobina de ignição também precisa de ser inspecionada com regularidade, para se detetarem possíveis falhas ou danos. Um bobina de ignição defeituosa pode resultar numa faísca fraca ou inexistente, afetando o desempenho do veículo.
Caso não tenha conhecimento ou experiência, recomendamos que procure a ajuda de um profissional qualificado para a manutenção dos componentes de ignição do seu carro.
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!