logo
blog-1

Sistema de transmissão automática? Conheça a importância da manutenção!


A transmissão automática é responsável por transferir a potência do motor para as rodas de forma eficiente.

No entanto, assim como qualquer outro componente, requer manutenção regular para garantir o seu bom funcionamento e prolongar a sua vida útil. Saiba tudo!

A transmissão automática carece de manutenção preventiva adequada e regular. A transmissão automática é um componente complexo e sofisticado, composto por várias engrenagens, discos de embraiagem, conversor e fluido especial. 

A sua função é converter e ajustar as velocidades de forma automática, permitindo ao condutor desfrutar de uma condução mais confortável.


Porque é importante efetuar manutenção do sistema de transmissão automática?

Desempenho

Um sistema de transmissão automática em bom estado contribui para o desempenho geral do automóvel. Se esta estiver em boas condições, as trocas de marcha serão suaves e precisas, proporcionando uma condução mais estável. Caso haja problemas no sistema, o veículo pode apresentar mudanças bruscas de marcha, perda de potência e dificuldade em engatar as marchas corretamente.

Durabilidade

Efetuar a manutenção deste sistema ajuda a prolongar o seu prazo de vida útil. Desta forma, será revisto o desgaste das engrenagens e dos discos e a substituição do fluido de transmissão ajudará a manter o sistema livre de resíduos.

Poupança de combustível

O bom estado do sistema de transmissão automática contribui para uma maior poupança de combustível, já que as trocas de marcha suaves e eficientes permitem que o motor trabalhe nas rotações ideais.


Quais as principais medidas preventivas?

Troca do fluido de transmissão

Esta medida é uma das mais importantes para o sistema de transmissão, já que se deteriora ao longo do tempo, deixando acumular resíduos e detritos contaminantes que podem afetar o desempenho. A frequência de substituição varia de modelo para modelo, por isso deve consultar o manual do fabricante. O nível do fluido deve ser regularmente revisto através do uso da vareta de medição. Se estiver abaixo do nível recomendado, deve ser adicionado.

Verificação do filtro

O filtro de transmissão é responsável por reter as impurezas e partículas presentes no fluido. Ao longo do tempo, o filtro pode ficar obstruído, o que compromete o fluxo de fluido e pode afetar o desempenho da transmissão. Por isso, é recomendado verificar e substituir o filtro de acordo com as recomendações do fabricante do veículo.

Inspeção e ajuste das bandas

As bandas de transmissão controlam as mudanças de marcha. Com o uso contínuo, estão sujeitas a desgaste ou podem ficar desajustadas, o que pode levar a problemas de engate das mudanças. Por isso, é fundamental inspecioná-las regularmente.



Além das manutenções e revisões frequentes ao sistema de transmissão automática, deve conduzir de forma suave e cautelosa e evitar arranques bruscos e excesso de peso no veículo. Desta forma, contribuirá para a longevidade e bom desempenho do sistema de transmissão automática do seu carro.


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à fonte da notícia