logo
blog-1

Serão dispensáveis os tapetes do seu carro?


Os tapetes existem no interior dos carros, praticamente desde a sua origem. Contudo, pouco pensamos neles e na sua manutenção.

Cada vez fabricados com materiais de menos qualidade, os tapetes do carro existem com um intuito e, como tal, devem ser tratados. Mas, afinal, qual a importância dos tapetes do carro?


Função de higiene e proteção

Os tapetes de carro têm um objetivo óbvio, evitar que manchemos ou molhemos o chão. Entramos no carro diretamente da rua, e podemos inadvertidamente levar os sapatos molhados, sujos de lama ou com resíduos habituais do exterior, como pequenas pedras, areias e folhas. 

Assim, o uso dos tapetes permite limpar o carro com mais facilidade. No entanto, se deixarmos o chão do carro ficar sujo ou se molhar com frequência, pode criar mofo e maus odores.


Função de segurança

O bom estado do piso do carro, principalmente no lugar do condutor, é fundamental para a nossa segurança. No caso do condutor, é de extrema importância, já que o tapete permite a aderência do calçado ao chão, na hora de fixar o calcanhar no chão no chão e virar os tornozelos para utilizar os pedais com a ponta do pé.


Função estética

Por norma, os tapetes dos carros costumam ser escuros ou mesmo pretos, com a finalidade de se tornarem despercebidos. No entanto, e dependendo dos materiais utilizados, estes podem melhorar a aparência do interior do nosso automóvel, seja pela cor, material, design, desde que cumpra sempre as funções descritas acima.


Os tapetes de carro são dispensáveis?

O Código da Estrada não contempla nem obrigação, nem proibição do uso dos tapetes no carro, desde que sejam devidamente homologados. Podemos até prescindir deles, desde que o interior do carro apresente condições de segurança. 

Porém, sem tapetes, o chão acabará por se sujar com mais facilidade, assim como se virá a deteriorar mais rapidamente, perdendo a capacidade de aderência ao calçado.


Quando devem os tapetes ser trocados?

A necessidade de substituição dependerá sempre do uso que damos ao carro, dos cuidados de limpeza efetuados e, claro, do nível de deterioração que eles apresentam. Assim, e embora passe muito por uma prévia inspeção visual, a troca vai depender em grande parte da disponibilidade do proprietário do carro, bem como do nível de conforto e aderência que sentimos nos tapetes durante a condução. 

Assim, se pensa trocar os tapetes do seu carro, tenha em atenção que existem vários tipos, modelos e materiais, tais como têxteis, de borracha e metálicos. 

Porém, estes devem garantir o mínimo de qualidade, ser recomendados para o modelo do carro, encaixando bem no lugar do condutor sem influenciar negativamente o uso dos pedais e, claro, que não escorreguem.


Desta forma, e se pensa trocar os tapetes do seu carro, verifique primeiro o estado dos seus, bem como a sensação que eles conferem durante a condução. Se trocar, garanta que são confortáveis, resistentes e que não são escorregadios!


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!



Aceder à Fonte da Notícia