Será vantajoso colocar azoto nos pneus?
Muitas marcas e estabelecimentos são a favor do enchimento dos pneus com azoto ou nitrogénio. Várias são as vantagens descritas para esta opção...mas será mesmo viável?
Vários fabricantes de pneus afirmam que o enchimento dos pneus com azoto melhora o seu rendimento, prolongando a duração dos mesmos e viabilizando a segurança do automóvel. Será mesmo verdade? Saiba tudo com a Insparedes!
Oficinas de pneus e até algumas marcas recomendas que o enchimento com nitrogénio é rentável, pois mantém a pressão correta dos pneus, otimizando a aderência e contribuindo para menor consumo de combustível.
Proporcionando maior segurança, poupança e conforto, esta prática é amiga do ambiente e compatível com qualquer tipo de pneu ou automóvel, incluindo pneus sobresselentes. Além disso, também evita a rápida perda natural de pressão dos pneus, bem como as seguintes vantagens:
- Maior aproveitamento do combustível
- Redução da emissão de CO2
- Alargamento da vida útil dos pneus, devido à sua menor oxidação
- Mais segurança advinda da fiabilidade da pressão dos pneus que garante melhor aderência e manobralidade
- Menor oxidação dos bordos
O azoto ou nitrogénio tem sido apresentado como uma alternativa ao ar convencional para o enchimento dos pneus, já que, e apesar de não garantir maior isolação no interior do pneu, acaba por facilitar situações mais exigentes, como é o caso de desportos automóvel ou transportes exigentes.
Assim, conclui-se que pequenas variações do estado dos pneus podem provocar diferenças no desempenho dos veículos ou limitar a segurança dos mesmos.
No enchimento com azoto, verificamos que essa situação é significativamente ultrapassada, já que tanto a estabilidade como manobralidade do carro serão potencializadas, minimizando problemas de corrosão dos pneus.
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!