logo
blog-1

Será que os ecrãs táteis dos automóveis distraem mais?


Os tempos modernos trouxeram a inovação ao mercado automóvel que, de dia para dia, nos apresenta funcionalidades cada vez mais interessantes.

Os ecrãs táteis já não são novidade, no entanto dão que falar pela possibilidade de causarem distração ao condutor. Serão eles seguros?

Segundo um estudo realizado pela revista sueca, Vi Bilägare, em comparação com os controlos tradicionais por botões nas consolas, os ecrãs táteis atrasam os tempos de reação dos condutores, desviam a atenção da estrada e podem causar acidentes. 

Atividades simples, como comer ou conversar com os passageiros, são fonte de distração para o condutor, mas os especialistas estão atualmente mais preocupados com os efeitos da digitalização a bordo e como isso prejudica a capacidade de detetar situações de perigo ao volante. 

A revista sueca, Vi Bilägare, realizou um estudo comparativo com 11 novos modelos de diferentes marcas e um veículo do ano de 2005. Os testes efetuados visavam perceber quanto tempo demorava o condutor a realizar quatro tarefas simples, como ligar o ar condicionado ou mudar de estação de rádio, em linha reta e a uma velocidade constante de 110 km/h. 

Os resultados foram claros, com uma vantagem significativa para o modelo "analógico", já que nesse veículo, o condutor precisou de 10 segundos e 300 metros para concluir as quatro tarefas propostas.


Será mesmo que os ecrãs táteis representam maior distração no condutor? Serão eles responsáveis por interferir com a capacidade de reação dos automobilistas?


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à fonte da notícia