logo
blog-1

Será que lentes amarelas são recomendadas na condução noturna?


Vários são os fabricantes que promovem lentes ou filtros amarelos para ajudar na condução noturna...mas, será que as lentes amarelas ajudam mesmo a conduzir à noite, ou será apenas um mito?

Existem muitos mitos relacionados com a condução noturna...um deles, é o uso de óculos com lentes amarelas durante a condução, mas será que são de facto um bom auxiliar na sua condução? Saiba tudo com a Insparedes!


É sabido que o olho humano apenas percebe uma pequena faixa de cor, sendo estas limitadas às cores do arco-íris. Como tal, os óculos de lentes amarelas foram criados, teoricamente, seguindo a teoria da síntese subtractiva da cor, permitindo que a luz passe apenas e só com o mesmo comprimento de onda da cor que as lentes contêm. 

Traduzindo por miúdos, as lentes amarelas filtram cores como azul e violetas, normalmente mais escuras, e deixam passar as cores mais luminosas, como amarelos e vermelhos.


Os óculos amarelos são realmente ideais para conduzir à noite?

Não! Nenhum filtro ajuda, na verdade, a ver mais luz onde ela não existe. Durante o dia podem, realmente, aumentar a proporção da luz do dia. Porém, durante a noite, a luz natural será praticamente inexistente, não havendo qualquer raio de luz para as lentes ampliarem. 

Para ver quando os óculos de lentes amarelas podem auxiliar-nos, precisamos de ter em conta que, nos olhos, temos células cones e células bastonetes: cones são as células do olho que ajudam no reconhecimento das cores; os bastonetes são células oculares com a capacidade de reconhecer a luminosidade. 

Os cones são ativados pela luz solar, dando lugar aos bastonetes quando o sol se põe, as células encarregadas de ver em condições de pouca luz. 

No entanto, verifica-se que, tanto no nascer do sol como no cair da noite, estes podem realmente ajudam a ver melhor face às condições de má visibilidade. De que forma? Ao pôr do sol, a luz que predomina é azulada. Esta será bloqueada pelo amarelo das lentes e os cones interpretarão que ainda é dia. 

Já no nascer do dia, será alcançado um efeito oposto. É bloqueada a cor azulada ainda presente nas primeiras horas da madrugada e os cones interpretam que já é dia, ativando-se mais depressa. 

Assim, apenas se reduz o tempo de transição. Portanto, os óculos de lentes amarelas são apenas úteis ao anoitecer e ao amanhecer, não produzindo qualquer efeito luminoso em noite cerrada.


Os óculos amarelos evitam reflexos?

Ao volante, um dos maiores problemas de visão com que nos deparamos é o excesso de brilho. Assim, a pupila dos nossos olhos é adaptável à quantidade de luz presente, contraindo-se e expandindo-se para regular a quantidade de luz a reter. 

Desta forma, durante o dia a pupila contrai, porque há mais luz e, durante a noite, dilata para que possa capturar o máximo possível. 

Porém, a história complica-se quando, durante a condução nocturna, encontramos inúmeros carros e luzes acesas, o que provoca a dilatação da pupila e provoca brilho. Nesta situação, as lentes amarelas pouco podem fazer. 

No entanto, nos primeiros momentos do início da noite, pode utilizar óculos com estas lentes para que as pupilas dos olhos não dilatem durante a fase de transição, minimizando assim o brilho.


Deve, afinal, conduzir com óculos amarelos?

Embora, em certos momentos do dia, estes possam auxiliar na condução, é necessário ter em mente que estes conferem também algumas limitações pois, perante a noite, nada podem fazer! 

Além disso, devido à frequência da sua cor, não devem também ser usados durante o dia, já que proporcionam uma luminosidade extra que também dificultará a sua visão. Obviamente, são totalmente desaconselhados durante o dia!


Assim, concluímos que o melhor mesmo é optar por óculos com propriedades anti-reflexo, já que estes de facto ajudarão na visão tanto diurna como noturna. No entanto, as lentes amarelas podem ajudar durante as fases transitórias do dia, na alvorada ou ao anoitecer. Contudo, estes não promovem qualquer aumento de luminosidade durante a noite!


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à Fonte da Notícia