Será que as rotundas são mesmo essenciais para a segurança rodoviária?
A rotunda é um dos pontos que mais dúvidas suscita ao volante, devido às interseções, prioridades e exceções à regra que com ela advêm.
No entanto, estas têm o intuito básico de reordenar o trânsito, permitindo a fluidez da circulação. Contudo, é no seu trajeto que acontecem vários acidentes, acabando por ser colocada a questão: “serão as rotundas totalmente seguras?”
Quais as vantagens das rotundas na segurança rodoviária?
As rotundas não são construídas em vão! São construídas pela sua comprovada eficácia na redução de acidentes e, consequentemente, na diminuição de ferimentos nas estradas. Contudo, são também benéficas para uma melhor circulação de peões e bicicletas nas vias, menos transtornos em horas de ponta, menos paragens e acelerações forçadas e, claro, poupança em equipamento de sinalização.
Mas afinal, quais as regras de trânsito impostas pelas rotundas?
Transitar numa rotunda obriga a que haja educação rodoviária e civismo, devido ao envolvimento de um grande número de utilizadores.
Como tal, é imensurável que a circulação na rotunda seja executada com respeito, sem agressividade e com uma condução, acima de tudo, preventiva.
Desta forma, há determinados fatores a pôr em prática para que esta circulação seja segura:
-Cedência de Passagem – Para garantir “rotundas seguras” há que não pensar apenas em nós! Assim, deve dar primazia aos utilizadores mais vulneráveis, como peões ou ciclistas. Quando este hábito é adotado, menor é a possibilidade de correr ou de criar perigo.
-Alertar mudanças de direção – O uso dos piscas é obrigatório e essencial para indicar os movimentos que fará com o seu veículo. Como tal, sempre que mudar de direção, indique isso aos outros condutores.
-Compreensão com veículos de grandes dimensões – Tenha paciência quanto à circulação de veículos volumosos, como camiões e autocarros. Devido às suas dimensões, podem bloquear a passagem ou reduzir a fluidez de circulação nas rotundas. Ceda a passagem e tenha paciência pela demora, visto não haver outra forma destes veículos circularem com precisão nas rotundas.
- Dê primazia a veículos de emergência – Esta dica é fundamental em todas as situações. Porém, mesmo dentro de uma rotunda, faça por desimpedir a via para deixar circular veículos de emergência.
Como circular na rotunda de forma correta?
Esta é, ainda, uma dúvida que assombra vários condutores. Como tal, saiba com a Insparedes como circular numa rotunda de forma correta, segura e civilizada para com todos os utilizadores.
Antes de entrar na rotunda
Antes de iniciar a circulação na rotunda, deve olhar para a esquerda e verificar se existe trânsito. É recomendável que a faixa de entrada seja a interior, porém se se dirigir para a primeira saída à direita, é possível entrar pela faixa da direita. A circulação deve ser feita na faixa de dentro, sinalizando todas as passagens de faixas antes de as iniciar, ou antes de querer sair da rotunda.
Não pare dentro da rotunda
Uma vez dentro da rotunda, não pare por nenhum motivo nem faça marcha-atrás. É preferível continuar a circular, mesmo que para isso “tenha de andar às voltas” até que perceba qual a saída por qual optar.
Respeite prioridades
Condutores que circulem pela faixa externa têm prioridade na mesma, relativamente a quem vai entrar na rotunda e a quem circula na faixa de dentro.
Ao sair da rotunda
Ao abandonar a rotunda, deve fazê-lo sempre pela faixa da direita e nunca a partir da faixa interior. Se se encontrar na faixa de dentro, deve primeiro direccionar e sinalizar a marcha para a faixa exterior, mudar de faixa e, de seguida, sair no local pretendido.
Respeitar e interiorizar estas regras, não só fomentará a sua segurança e dos outros utilizadores, como também será menos um motivo de nervosismo e stress na estrada. Como tal, siga as dicas Insparedes e promova uma condução preventiva e segura!
A Insparedes deseja-te Boas Viagens!