logo
blog-1

Será mesmo ilegal conduzir de chinelos?



Em época balnear, é comum surgir a dúvida “Será que se pode conduzir com chinelos?”...Mas será que esta prática é mesmo ilegal?

Face ao calor que se faz sentir nesta época, vários são os condutores que acabam por dar preferência ao uso de chinelos, ato que acabou por gerar uma dúvida, entre uns a dizer que não é ilegal e outros a dizer que é.

chinelos

A legislação não é explícita quanto à questão, já que não impõe qualquer restrição ou imposição quanto ao calçado utilizado pelos condutores. 

Porém, no nº2 do artigo 11º do Código da Estrada, consta que “os condutores devem, durante a condução, abster-se da prática de quaisquer atos que sejam susceptíveis de prejudicar o exercício da condução em segurança”. 

Contudo, nada se refere ao tipo de calçado utilizado, nomeadamente os chinelos, acabando por ficar um pouco subjetivo, dependente da vontade e senso do condutor, já que não é um ato passível de contra-ordenação. 

 Assim, saiba que conduzir com chinelos não dá direito a multa. Porém, é um tipo de calçado que pode ser inconveniente na condução, já que pode influenciar o controlo dos pedais e aderência dos pés aos mesmos, sendo fácil de escorregar na superfície ou prejudicar uma travagem.   


Costuma conduzir com chinelos no Verão ou, por outro lado, é contra esta prática? Diga-nos de sua justiça!

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à Fonte da Notícia