logo
blog-1

Sente o volante do seu carro a tremer? Descubra algumas causas!


O tremor no volante é um problema bastante frequente que pode ser causado por diferentes fatores, tais como os sistemas de suspensão ou direção, travões, transmissão, motor ou até mesmo pneus.

Saiba como detetar a origem do tremor no volante e como resolver de forma segura!

O tremor no volante é uma sensação vibratória sentida no volante de um veículo durante a condução.

Esta vibração pode variar em intensidade e pode ser causada por várias razões, tais como:


Rodas ou direção desalinhados

Esta é uma das causas mais comuns de vibração no volante e, também, uma das mais simples de resolver. O equilíbrio das rodas é responsável por garantir uma maior estabilidade e uma direção mais suave para o veículo. 

A falta de equilíbrio nas rodas ou um mau alinhamento causam a perda do equilíbrio das rodas, surtindo numa distribuição incorreta de peso que, gradualmente, vai criando uma folga no sistema de suspensão e direção. 

Consequentemente, o volante passa a vibrar em pequenas e em altas velocidades. Para se prevenir, deve efetuar o alinhamento a cada 10.000km.


Problemas na suspensão

Problemas na suspensão podem causar vibrações no sistema de direção do carro. Muitas das vezes, as vibrações podem advir de falhas nos amortecedores, já que é um dos componentes que apresenta maior desgaste. 

Por isso, os amortecedores devem ser alvo de regular manutenção, de forma a se evitar folgas nas partes móveis da suspensão. 

Folgas resultantes do desgaste dos componentes da suspensão, como por exemplo as molas, são também fatores que podem produzir vibração no volante.


Pressão dos pneus inadequada

A pressão dos pneus inadequada ou fora das especificações estabelecidas pelo fabricante também podem contribuir para gerar vibrações sentidas durante a condução.


Sistema de travagem

A vibração no volante também pode ser sentida durante a travagem. Caso ocorra, pode dever-se à falta de alinhamento entre o disco e as pastilhas, ou ao empenamento do disco ou até por danos nos componentes do sistema.


Problemas na transmissão

Problemas na transmissão, advindos por exemplo dos rolamentos, podem resultar em vibrações no sistema de direção do veículo. A presença de folgas nas juntas ou até o dano das mesmas podem criar discrepâncias que resultam em solavancos ou vibrações transmitidas para a direção.


Problemas no motor

Problemas no motor também pode originar vibrações no volante. O recomendado é que efetue regularmente a manutenção do seu carro, de forma a evitar problemas que possam surgir no motor.




Para se prevenir ou resolver qualquer um destes problemas, é altamente recomendável que proceda à manutenção regular do seu automóvel, caso verifique este tipo de trepidações no volante, deve dirigir-se rapidamente ao seu mecânico para detetar a origem do problema e resolvê-lo rapidamente.


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à fonte da notícia