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Sensor de estacionamento - descubra como funciona!


Ao longo das últimas décadas, o objetivo de tornar mais fácil e seguro o estacionamento de automóveis promoveu o desenvolvimento de várias soluções de assistência de estacionamento.

Sabe como funcionam? Descubra com a Insparedes!


Bastante comuns nos dias que correm, estes sistemas são já implementados de fábricas nos veículos atuais. 

Os sistemas de park assist recorrem a câmaras de vídeo e a sensores de ultrassons ou radar. No caso de sistemas por câmara, são apresentadas imagens do redor do veículo ao condutor. 

No caso de sistemas por sensores, são medidas informações relativas à dianteira, à traseira e aos lados do veículo. Com base nestas informações, um dispositivo calcula distâncias entre o veículo e obstáculos e dá indicações acústicas ou visuais ao condutor.


Como funcionam os sensores de estacionamento?

Existem sensores de dois tipos nos sistemas de assistência ao estacionamento: de radar e de ultrassons, embora o seu princípio de funcionamento seja semelhante. 

Em ambos os casos, há um dispositivo que emite impulsos de ondas. No momento em que estas colidem com um objeto são refletidas. As ondas refletidas são posteriormente detetadas. 

O tempo decorrido entre a emissão e a recepção dos impulsos de ondas permite calcular a distância entre o sensor e o objeto.


Qual o sensor mais eficaz: ultrassom ou radar?

Os sistemas de ultrassons e de radar diferem relativamente ao tipo de ondas usadas para medir distâncias. No caso de dispositivos de ultrassons, são geradas ondas sonoras e recorre-se ao efeito piezoelétrico. Em dispositivos de radar são geradas ondas eletromagnéticas. 

Os sensores de radar são discretos por serem montados dentro do para-choques, o que pode tornar a sua montagem um pouco mais complicada. São fiáveis no que respeita ao tempo de reação e possíveis interferências. Ainda assim, o escorrimento de água no pára-choques durante chuva forte pode provocar falsos avisos. 

Sensores de ultrassons são normalmente montados aos pares (dois, quatro ou seis), o que permite aumentar a precisão das medições. Contudo, certas ondas de ultrassons provenientes de outras fontes, por exemplo, de martelos ou de travões pneumáticos, podem interferir com o sistema e provocar indicações erradas.


Como usar o sensor de estacionamento

As informações reunidas por sensores de radar ou de ultrassons são interpretadas por uma unidade de controlo e transmitidas em forma de indicações auditivas ou visuais ao condutor. O condutor usufrui das informações que recebe de forma a tomar decisões de condução mais acertadas. 

Quando se trata de uma sinalização acústica, o condutor é informado relativamente à presença de obstáculos através de apitos de frequência variável. Quanto maior a frequência dos apitos, menor a distância entre o veículo e um obstáculo. Caso o som seja constante, o obstáculo encontra-se muito próximo. 

A sinalização visual com base nestes sensores, por outro lado, é feita por meio de uma interface. Pode, neste caso, tratar-se de um simples painel de LEDs de diferentes cores, em que a cor verde significa que há uma distância suficiente entre o carro e os obstáculos, e a cor vermelha o contrário. 

Além disso, as informações visuais podem ser transmitidas por meio de um ecrã. Neste caso é apresentada, por norma, uma representação gráfica do veículo e das diferentes zonas do entorno.


O sistema de assistência de estacionamento deixou de funcionar?

Se o sistema parar de apitar, começar a apitar constantemente ou der indicações erradas, há provavelmente um problema. Isto pode ser devido a uma avaria da unidade de controlo ou do dispositivo de aviso sonoro. 

Além disso, pode haver um fio ou conector danificado ou um sensor de estacionamento que parou de funcionar. Por vezes, uma batida de pouca intensidade num sensor é o suficiente para o danificar ou para o deslocar para uma posição errada. 

Noutros casos, é possível que o sensor esteja apenas coberto com gelo ou sujidade e que isto afete o seu funcionamento. Uma inspeção visual dos dispositivos e uma verificação de erros no sistema automóvel podem ajudar a perceber de onde vem o problema.


Os sistemas park assist melhoram a segurança e a comodidade durante o estacionamento independentemente de se tratar de um sistema por sensores ou por câmara. Ainda assim, há diferenças que podem justificar a preferência por um dos sistemas.


Ainda assim, é bom poder contar com a inovação tecnológica como um ótimo recurso para uma segurança rodoviária cada vez mais eficaz.


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


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