Se o nível de anticongelante descer, saiba o que pode acontecer!
Se não houver cuidado com a manutenção ao longo do ano, no Inverno podemos surpreender-nos com algumas falhas.
Assim, saiba com a Insparedes tudo o que há a saber sobre o anticongelante!
Saber como funcionam os componentes do veículo é a melhor forma de evitar alguns problemas, o mesmo acontece em torno do anticongelante.
Porque é o anticongelante tão importante?
O líquido anticongelante é essencial para o bom funcionamento do motor do automóvel, principalmente no tempo frio. Dentro de um motor de combustão interna, ocorre o atrito entre os diferentes componentes que geram calor.
Neste processo, a temperatura aumenta no interior do motor, devendo ser mantida dentre de determinados níveis para evitar problemas de desempenho ou sobreaquecimento do motor. Para se controlar esta temperatura, os veículos são munidos de um sistema de refrigeração composto por um circuito fechado que conta com um radiados, uma bomba de água e um depósito de expansão.
Este circuito é preenchido com água que circula pela frente do carro, sendo arrefecida pelo radiador e circulando, depois, rumo ao motor, arrefecendo-o. O líquido anticongelante é introduzido e acaba por se misturar com a água, evitando assim o congelamento da mesma. Assim, esta não congela e continua a fluir pelo circuito, mantendo sempre o motor em torno dos 90ºC.
O veículo alerta-me de que há um problema com o líquido anticongelante?
Há três situações que que podemos saber que algo de errado se passa com o anticongelante. Se ao ligar o veículo, ou ao estacionar, detetar uma poça de líquido, pode ser um vazamento de combustível, mas também de anticongelante.
Pela cor e pelo cheiro, é possível diferenciar as situações. Contudo, em ambas, é aconselhada uma visita urgente ao mecânico.
Se, enquanto conduz, verificar que a temperatura subir acima dos 90ºC, o motor está sobreaquecido. Isso indica que está algo errado com o sistema de refrigeração, podendo dever-se a uma avaria dos componentes, mas também ao congelamento da água ou alguma fuga.
Caso lhe acenda uma luz de alerta, no painel de instrumentos, a indicar um nível baixo de líquido anticongelante, é provável que possa haver alguma falha no sistema de refrigeração ou uma fuga.
Questões a verificar com regularidade:
-Sistema de refrigeração muito cheio: Caso tenha enchido em demasia o reservatório do refrigerante, excedendo o limite recomendado, o fluido acaba por transbordar.
- Poros ou fissuras em tubos: Estes sinais de deterioração pode fazer com que o líquido escorra, o que reduz gradualmente o conteúdo do reservatório. Verifique se tubos, braçadeiras e tampões se encontram bem apertados.
- Fugas no radiador: O refrigerante pode vazar do ar condicionado para o habitáculo, sendo um dos primeiros sinais o cheiro forte de humidade.
Como proceder se o nível de anticongelante começar a baixar?
O anticongelante pode desaparecer devido à evaporação, a mesma que acontece com subidas e descidas contínuas de temperatura.
Assim, deve proceder à manutenção regular do seu automóvel, sem descurar o sistema de aquecimento e refrigeração do seu carro. Deve verificar eventuais fugas no circuito e seguir as recomendações do fabricante.
Contudo, de vez em quando, deve repor o líquido anticongelante! Caso verifique fugas ou anormalidades, leve a sua viatura à oficina para que possa ser detetada a causa, evitando avarias mais graves e dispendiosas!
A Insparedes deseja-te Boas Viagens!