logo
blog-1

Saiba curvar com confiança para uma condução com segurança!


É mais que sabido que, durante a condução, o condutor deve sempre privilegiar a segurança ao invés da velocidade, conduzindo de acordo com as regras do Código da Estrada.

Todavia, vários são os condutores que associam a emoção da condução à velocidade que é empregue.

Em curvas e em estradas sinuosas, a aderência e a qualidade dos pneus são postas à prova, aliciando os condutores mais ferozes. 

Porém, as curvas podem ser o verdadeiro “calcanhar de Aquiles”, exigindo um rigor que começa ainda antes de as iniciar, através da preparação antecipada do seu carro. 

Para curvar em segurança, precisará em primeira instância de pneus de qualidade, atentando à sua classificação de velocidade. No entanto, qualquer expert em condução sabe que uma curva não é apenas uma curva...mas sim um desafio que exige precisão e preparação atempada.



Antes de curvar...

Para curvar com condições que permitam uma boa aderência, motricidade e segurança, deve travar ainda antes da curva e não em cima dela. Deve iniciar a travagem quando as rodas dianteiras ainda estão direitas. 

Ter uns pneus de boa qualidade garantirão uma melhor aderência e, consequentemente, uma travagem mais segura.



Durante a curva...

Evite travar durante a curva, pois a transferência de peso desloca-se para a parte dianteira do veículo, o que leva à diminuição da aderência no eixo traseiro, aumentando o risco de derrapagem.



Ao terminar a curva...

Ao terminar de curvar, deve acelerar apenas quando as rodas dianteiras estiverem direitas. 

O poder de aceleração deve corresponder ao ângulo do volante, sendo aconselhável que a aceleração seja progressiva e não repentina.


Agora que já sabe como curvar em segurança, não se esqueça que respeitar os limites de velocidade e redobrar os cuidados mediante condições atmosféricas adversas é fundamental para garantir que as suas curvas não “dão para o torto”!


A Insparedes deseja-te Boas Viagens!



Aceder à Fonte da Notícia