logo
blog-1

Sabia que acessórios para cadeirinhas de crianças podem ser perigosos?


Normalmente, a hora de escolher uma cadeirinha para as crianças é sempre uma dor de cabeça, já que existem inúmeros modelos e materiais.

No entanto, no momento da escolha, a prioridade recai na cadeirinha em si, sendo posta de lado a importância da escolha da instalação correta, através dos acessórios ideais.


Estes acessórios são produzidos com vista no conforto e na segurança dos sistemas de retenção para crianças, com a funcionalidade de permitir adaptar as cadeirinhas às condições naturalmente evolutivas das crianças. 

Desta forma, permite-se prolongar o uso da cadeirinha com o aumento da idade, altura e peso das crianças. Porém, esta escolha deve ser feita de forma responsável e certeira, já que é bem mais permanente. 

Quanto à escolha dos acessórios, é importante ressalvar que a maioria dos mesmos são concebidos pelos fabricantes para resultarem nas suas próprias cadeirinhas, sendo difícil adaptá-los a cadeirinhas de outras marcas.


Quais os acessórios que podemos encontrar no mercado?

Existem acessórios com várias finalidades, que são divididos em quatro categorias:


Para dormir e garantir o conforto 

Para este efeito, encontra-se no mercado apoios de cabeça com fecho adesivo, que mantêm a cabeça da criança na posição vertical. Cintos adicionais para elevação de assento com encosto e encostos de cabeça com tiras para segurar a cabeça da criança são outros acessórios disponíveis.


Para que as crianças não tirem o cinto 

Cintos com fecho “Anti-fuga, ganchos para o peito e tampas plásticas para bloquear o botão do cinto, são outros acessórios facilmente encontrados para compra, no entanto, alguns violam os regulamentos. 


Para melhorar a climatização do assento 

Para proteger do calor, no Verão, existe a cobertura que reduz a absorção de calor. No entanto, oculta o sinal de aviso obrigatório do airbag. Para o frio do Inverno, surge a bolsa que é colocada na alcofa, sendo uma alternativa às roupas quentes. 


Para a geometria do cinto 

Para potencializar a segurança do cinto, existe o Lifehammer, uma estrutura acolchoada na área abdominal onde os cinto horizontais e diagonais se encontram, apertando ao redor do encosto do banco. Para aproximar a cadeirinha da porta, de forma a aumentar o espaço entre os assentos, existem adaptadores RiveMove.


Que características devem ter os acessórios?

De facto, os acessórios podem melhorar a segurança e o conforto dos mais pequenos, mas podem também representar possíveis riscos que devem ser evitados. 

Assim, a primeira conclusão a tirar é que eles devem ser comprados na loja onde a cadeira foi comprada, devendo ser da mesma marca e fabricante. 

Também é aconselhável consultar o especialista, de forma a se saber se estes equipamentos são compatíveis com o veículo onde serão instalados, e de acordo com as especificidades da criança. 

De certa forma, existe uma incerteza legal relativamente aos acessórios, sendo que os regulamentos não são concisos sobre cada acessório.  Além disso, os acessórios devem sempre ser testados antes de comprar. 

Salienta-se que os sistemas de retenção para crianças devem seguir as normas ECE  / 04 e i-Size, normas essas regulamentadas. 

Os fechos, em caso de acidente, devem ser desbloqueáveis numa única operação e as coberturas têm de permitir a visibilidade do sinal de alerta do airbag no canto superior esquerdo. 

É também recomendável que qualquer acessório relacionado com sistemas de retenção para crianças tenha um sistema Isofix e seja avaliado positivamente em quatro factores: segurança, facilidade de uso, ergonomia e substâncias nocivas, devendo também ser classificados de acordo com as diferentes faixas etárias: até ao ano e meio, até 4 anos e até 12 anos.


Assim, e embora estes equipamentos devam ser usados quando agregam segurança e conforto à criança, escolher de forma errada pode acarretar riscos para a segurança e saúde dos seus filhos. Como tal, siga as normas recomendadas e garanta que faz a opção correta!


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à Fonte da Notícia