logo
blog-1

Sabe qual é a bateria certa para o seu carro?


A bateria do seu carro é um dos componentes mais importantes para o funcionamento do mesmo...descubra com a Insparedes qual a bateria ideal para o seu automóvel!

A bateria é, literalmente, o componente que faz com que ele ande! Sem ela, grande parte dos sistemas eletrónicos não funcionam.

A bateria é, literalmente, o componente que faz com que ele ande! Sem ela, grande parte dos sistemas eletrónicos não funcionam. 

Porém, é um dos elementos que os automobilistas mais desdenham, deixando de lado a sua manutenção. 

Não é qualquer bateria que serve para o seu carro e, ao substituí-la, se escolher o modelo errado, pode ter problemas sérios! Assim, quando substituída, deve consultar a documentação técnica do seu carro e verificar qual a bateria recomendada para o seu carro. 

Porém, se é daqueles que prefere não ter de recorrer ao livro de instruções, conheça alguns dados que deve ter em conta na compra de uma nova bateria:


Intensidade, corrente ou potência de arranque

É a quantidade de corrente que a bateria pode libertar durante um curto período de tempo para arrancar o veículo e os vários sistemas elétricos. Quanto maior for, mais força terá para acionar o motor de arranque. É habitualmente mais elevado em veículos Diesel e de grandes dimensões. O valor situa-se entre os 300A e os 920A.


Capacidade da bateria (Ah)

É a quantidade máxima de energia que a bateria pode armazenar. Quanto maior for a capacidade, mais tempo levará para se descarregar por completo. Os carros Diesel ou com sistema start/stop têm baterias de maior capacidade, já que o motor realiza mais arranques. Terão uma capacidade entre os 40 e os 110 Ah.


Voltagem

OIndica a quantidade de trabalho que pode ser feito com a capacidade da bateria. Com mais voltagem, mais energia vai ser obtida da corrente. É o valor mais fácil de encontrar, porque é quase sempre de 12V. O valor só será superior (24 ou 48V) no caso de veículos pesados, de grande cilindrada ou com sistemas de microhibridação.



Quais as consequências de substituir a bateria por uma incorreta?


Bateria com potência de arranque incorreta

Se colocarmos no veículo uma bateria com menos amperes do que aqueles que são necessários, o pior que pode acontecer é o carro não arrancar, pois não tem energia suficiente. Neste caso, o melhor será não insistir e substituir a bateria. 

Pior ideia é utilizar uma com mais amperes do que os necessários. Os veículos mais antigos conseguem suportar esta diferença, mas nos novos o mais certo é que danifiquem os sistemas eletrónicos..

Bateria com capacidade incorreta

Optar por uma bateria de capacidade inferior àquela que o nosso carro exige, pode fazer com que alguns sistemas eletrónicos do carro não funcionem, ou que simplesmente fiquemos sem bateria num piscar de olhos. Já uma maior capacidade, não comprometerá a performance do seu carro.

Bateria com a voltagem incorreta

Normalmente, a maioria dos carros utiliza uma bateria de 12V. É muito difícil errar porque as de maior voltagem são consideravelmente mais caras. 

Mas, se nos enganarmos ainda assim, mais volts vão sobrecarregar o sistema elétrico do nosso carro e com isso podemos causar danos irreparáveis.


Existem diversos tipos de baterias, sendo as mais comuns as de chumbo-ácido, presentes nos carros de motor térmico ou nos híbridos; as baterias de células húmidas, presentes  em veículos a gasolina e a gasóleo; as baterias de cálcio; as baterias VRLA ou AGM, muito usadas em carros com sistema Start/Stop; e as baterias de cálcio híbridas, que exigem menos manutenção, mas que consomem mais água e combustível e provocam maior corrosão.


Acima de tudo, deve estar consciente de que um carro é um todo composto por vários elementos, elementos esses que carecem de manutenção regular. A bateria é um desses componentes, sendo necessário revê-la e, ao primeiro sinal de avaria ou desgaste, deve ser substituída.


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!



Aceder à Fonte da Notícia