logo
blog-1

Sabe mesmo quais são as infrações mais perigosas?


É sabido que várias são as infrações que se podem traduzir em avultadas multas...porém, muitas podem também provocar acidentes e danos nas viaturas.

Assim, a Insparedes dá-lhe a conhecer as infrações mais perigosas e mais praticadas nas estradas portuguesas, relembrando que as mesmas não só colocam a sua segurança em risco, como a dos outros automobilistas e peões.


Condução desatenta 

Conduzir distraído é uma das causas mais comuns de vários acidentes, muitas vezes com consequências bastante graves. 

De entre estas distrações, pode-se destacar o uso de telemóvel enquanto conduz, deixar objetos perdidos dentro do carro, conduzir com animais à solta dentro do carro, etc. Nos últimos tempos, tem-se verificado que, cada vez mais, acidentes aparatosos acontecem devido a distrações. 


Ultrapassagens arriscadas 

Nesta categoria, verificam-se regularmente ultrapassagens feitas em zonas de linha contínua, em curvas de visibilidade reduzida e até de veículos que já se encontram em processo de ultrapassagem. 

Outra situação que já se tem verificado com alguma regularidades, são as ultrapassagens de veículos pela sua direita. Muitas destas ultrapassagens traduzem-se em choques frontais e acidentes graves que podem resultar em ferimentos e mortes. 


Condução perigosa 

Fazer manobras sem sinalização, arrancar e derrapar, fazer travagens bruscas ou conduzir em paralelo com outros condutores para manter conversa são atitudes perigosas e características de uma condução negligente. 


Manobras mal executadas 

Não ceder a passagem em cruzamentos aos veículos que circulam pela direita, realizar inversões de marcha de forma repentina em locais pouco apropriados, retirar o carro do estacionamento sem verificam se circulam carros atrás são vários dos comportamentos incorretos que podem efetivamente provocar acidentes. 


Velocidade inadequada 

O excesso de velocidade é um dos maiores responsáveis por feridos e mortos nas estradas. Assim, a velocidade a que circulamos é um factor a ter em conta, principalmente quando o piso está molhado, quando há nevoeiro ou quando há mais trânsito. 


Conduzir sob efeito de álcool

Pode até parecer cliché, mas ainda são muitos os condutores que circulam sob efeito de álcool. Este comportamento é uma das infrações mais graves, que além de poder retirar-lhe pontos da carta, também o pode inibir de conduzir. 

Esta é, também, uma das causas de grande parte dos acidentes que acontecem em Portugal e, por isso, uma das infrações mais recorrentes. 


Condução abusiva 

A condução abusiva ou temerária é aquela que obriga outro condutor a fazer uma manobra perigosa para evitar um acidente ou aquela em que se verificam várias infrações. 

Circular muito perto do veículo da frente, travar de propósito para que o veículo de trás tenha de travar também ou mudar de faixa para que um carro não o ultrapasse são comportamentos característicos de uma condução temerária, podendo colocar em causa até outras vidas. 

Estas infrações podem mesmo levar a penas de prisão! 


Não respeitar prioridades de passagem 

Desrespeitar o semáforo vermelho, passar uma passadeira com peões a circular ou não parar no stop são infrações graves que podem resultar em acidentes e atropelamentos. 


Ignorar distâncias de segurança 

Esta é umas das infrações mais fáceis de evitar! No entanto, é uma das que mais continua a provocar acidentes, feridos e mortos. Para evitar este comportamento, é aconselhado circular a 50mts do carro da frente em condições normais. 

Em situações climatéricas adversas, como chuva e nevoeiro, esta distância deve ser alargada por precaução. Embora estas infrações, bem como as suas consequências, sejam já do conhecimento da maioria dos condutores, vários são os que optam por ignorá-las, chegando a ter de pagar multas avultadas, perderem a própria carta de condução ou até, em caso de feridos e mortos, serem julgados e condenados a penas de prisão por condução negligente.



Lembre-se: um dos princípios fundamentais da condução é a confiança na nossa condução e na dos outros condutores, que se espera que respeitem de igual forma as regras de trânsito. É neste respeito e confiança que assentam as regras de trânsito e as medidas de segurança rodoviária!


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


   

Saber Mais