logo
Insparedes - Sabe como proceder numa passagem de nível?
blog-1

Sabe como proceder numa passagem de nível?


Tanto na posição de condutor como enquanto peão, antes de atravessar uma passagem de nível deve ter em conta algumas medidas que podem realmente garantir a sua segurança.

Nos últimos cinco anos registaram-se 99 acidentes em passagens de nível, do qual resultaram 71 vítimas. Destes acidentes, 76 foram colisões com veículos.


Para evitar que estes acidentes continuem a acontecer, o Gabinete de Prevenção de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários, o ANSR e o IMT desenvolveram um folheto de sensibilização de forma a promover a adoção de comportamentos seguros nas passagens de nível.

Assim, a Insparedes dá-lhe a conhecer as regras estipuladas que visam ampliar a segurança nas passagens de nível: 

  • Na aproximação das passagens de nível, reduzir a velocidade e parar pelo menos 2mt antes do sinal de Stop.
  • Verificar se a saída da passagem de nível está livre, para evitar ficar preso entre as barreiras caso o carro da frente não consiga avançar a tempo. Se tiver um carro à sua frente, não avance! 
  • Se a sinalização luminosa estiver ativada enquanto atravessa a passagem de nível, acelere a marcha e saia rapidamente da linha férrea. 
  • Se ficar retido entre as barreiras, retire imediatamente o veículo da via-férrea, mesmo que tenha de partir as barreiras. 
  • Se não conseguir efetuar o passo anterior, o recomendado pelas autoridades é que saia do veículo e se afaste da passagem de nível, devendo contactar imediatamente o número verde inscrito na placa de sinalização presente nas passagens de nível. Pode contactar também o 112. 
  • Nunca circule a pé nas linhas nem atravesse em locais não assinalados para o efeito, lembrando-se que a dimensão dos comboios ultrapassa a largura dos carris.

Por mais que pareça uma situação com poucas probabilidades, acredite que acontece quando menos esperamos e, surgindo-nos uma passagem de nível pelo caminho, várias vezes nos deparamos com algumas dúvidas sobre qual a melhor forma de atravessar. 


Caso lhe aconteça ficar retido entre as barreiras, lembre-se que o mais importante é a sua vida e dos seus, por isso saia o mais rápido possível do carro e garanta a sua segurança!



A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


   

Saber Mais