Sabe como conduzir um carro de caixa automática?
Cada vez mais, os condutores portugueses optam por comprar carros com caixa automática, sendo cada vez menor a renitência na condução de um carro com este tipo de equipamento...mas será que todos sabem como conduzir?
Para quem está habituado a conduzir um carro com mudanças manuais, conduzir um carro automático torna-se um verdadeiro desafio!
Apesar de este tipo de carros existir com o objetivo de nos facilitar a vida, estas caixas acabam por retirar algum proveito do motor do veículo e até melhorar consumos, especialmente em sistemas de caixa de dupla embraiagem.
Conheça com a Insparedes algumas especificidades que notará na condução de carros com caixa automática:
A caixa automática
Apesar de fazer algumas passagens sozinha, a caixa automática precisa de algum controlo por parte do condutor, entre elas algumas posições na alavanca:
- P (Park) – Para quando o veículo está parado
- R (Reverse) – Para fazer marcha atrás
- N (Neutral) – Corresponde ao ponto morto
- D (Drive) – A utilizar quando for conduzir
- S (Sport) – Prolonga as relações de caixa, levando o regime a rotações mais elevadas e diminui o tempo de comutação entre as mesmas. Nem todos os carros têm esta posição.
Atenção ao pé esquerdo!
Na condução de um carro automático, é preciso ter cuidado com o pé esquerdo, já que a embraiagem desaparece e o pé esquerdo torna-se inútil na condução. Quando conduz um carro de caixa automática, principalmente enquanto não está acostumado ao estilo de condução, deve esquecer-se que tem pé esquerdo. Se coloca o pé esquerdo no travão, garantimos que o resultado não será de todo positivo.
Com caixa automática, Só existem dois pedais, um para acelerar e outro travar, e é impossível vir a precisar de ambos ao mesmo tempo, logo usa-se apenas o pé direito para conduzir. O hábito pode forçar-nos a usar o pé esquerdo, o que pode corresponder a uma travagem indesejada.
Como conduzir
Conduzir um carro automático não é, de todo, difícil. A posição normalmente usada para conduzir é o D, com a excepção de algumas situações, que já foram mencionadas em cima.
Para pôr o carro a trabalhar e para retirar o comando da posição de parque (P), é preciso pressionar o pedal do travão. Muda-se o comando para a posição D, e o pé vai do pedal do travão para o acelerador. Basta tirar o pé do travão para o carro começar a andar, e a partir daí basta acelerar, travar e ter algum controlo sobre o carro.
Não existe consenso quanto a paragens pontuais,- como com um sinal vermelho – quando estamos a conduzir um carro automático. Há quem defenda que o melhor é colocar em N (ponto morto) para poupar combustível, mas também são os que afirmam que colocar em N causa desgaste desnecessário. Assim, o melhor é pôr em N se a paragem for longa, e se não for deve apenas deixar em D e usar o pedal do travão.
E você, já experimentou conduzir um carro com caixa automática? O que achou da experiência?
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!