logo
Insparedes - Sabe a diferença entre ar condicionado e climatizador?
blog-1

Sabe a diferença entre ar condicionado e climatizador?


Embora semelhantes, os sistemas de ar condicionado e de climatização não são iguais!

Se pondera comprar um carro mas ainda está dividido devido aos sistemas de ventilação, conheça neste artigo as diferenças entre ambos.

Como funciona cada um?

A maior diferença entre estes sistemas de ventilação é que o climatizador possui um sensor, concebido para que possa esquecer de controlar a velocidade do ventilador e as saídas de ar, o que permite atingir uma temperatura constante, independentemente da temperatura exterior. 

O princípio de funcionamento do ar condicionado e do climatizador é semelhante: um gás comprimido que muda de estado por absorção de temperatura. 

No sistema de ar condicionado somos nós que regulamos a temperatura, a sua ativação ou desativação, e devemos abrir ou fechar as aberturas de ventilação por onde queremos ar. 

Assim, não é um sistema autónomo, porém é menos dispendioso do que o sistema de climatização, pois incorpora menos elementos para o seu funcionamento.

Temperatura e humidade

O climatizador pode misturar ar frio com ar quente e garantir que tanto a temperatura como a humidade no interior do compartimento sejam corretas, o que não acontece com o ar condicionado. 

O sistema de climatização é inteiramente controlado por uma unidade de controlo que, através de sensores, recebe informações sobre velocidade do ventilador, temperatura interior e exterior e das diferentes zonas do veículo: desta forma, o condutor só tem de selecionar a temperatura desejada. 

Consequentemente, o sistema de climatização aumenta o preço do veículo, pois é equipado com uma série de sensores de temperatura exterior e interior, motores elétricos que movem as abas de entrada de ar no interior do veículo, através dos diferentes difusores, entre outros.

Temperaturas personalizadas

Os sistemas de climatização estão cada vez mais sofisticados, incorporando opções de controlo climático com duas, três e quatro zonas, podendo conseguir uma temperatura individualizada para cada passageiro.


Tenha o seu carro ar condicionado ou climatizador, é importante lembrar que a temperatura ideal, dentro do seu carro, para a condução, situa-se entre os 19 a 22 graus, temperatura que agrega conforto e que não minimiza capacidade de reação nem provoca sonolência.


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à Fonte da Notícia