Regresso às aulas - peões em idade infantil pedem cuidados mil!
Com o regresso às aulas, adivinha-se também o quê? Pois é, mais crianças nas vias!
Seja sozinhas, seja acompanhadas por irmãos mais velhos ou até pelos pais, o cuidado é sempre pouco!
Com crianças, a atenção não deve ser redobrada...nah, no mínimo triplicada! Adeptos das mais recentes tecnologias, os mais pequenos nascem já programados para, claro está, ter todos os olhos postos neles!
Parece cliché? A verdade é que, embora sejam desde pequenos bastante preparados quanto aos perigos da estrada, os mais pequenos são também mais suscetíveis a distrações, como brinquedos, bolas, telemóveis ou aparelhos tecnológicos e até a conversas com os amigos.
Como tal, cabe a nós adultos e condutores cuidadosos redobrar a atenção na estrada...principalmente nas imediações das escolas. Sabe-se agora que, nos últimos dez anos, o número de peões atropelados aumentou 28%.
Como causa de muitos desses acidentes está o uso de telemóvel e de utilização das novas tecnologias na via pública. Encontramo-nos perante um problema global, que já obrigou até vários países a rever o Código de Estrada, devido à utilização de tecnologias: seja condutor ou peão!
Com crianças, surge ainda um problema mais recente, contudo já bem visível nas grandes cidades: as trotinetas! São leves, são práticas, são cómodas...contudo, pouco seguras para as crianças. Primeiro, porque na sua maioria, não utilizam capacete, segundo, porque não conhecem a forma correta de as utilizar.
Desta forma, enquanto pais e enquanto condutores, é fulcral iniciar a educação rodoviária dos mais jovens bastante cedo, para que se tornem atentos enquanto peões e para que conheçam os riscos das distrações na via pública.
Agora que um novo ano letivo vai iniciar, é boa altura para os ensinar! Se tem filhos, garanta que introduz, desde cedo, a educação rodoviária na lista de prioridades, evitando descuidos e desgraças no futuro!
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!