Reduza o desgaste do seu motor - A Insparedes ajuda-o!
Sempre que ligamos o motor este sofre algum desgaste. Porém, há formas de minimizar os efeitos deste desgaste. Saiba como com a Insparedes!
O arranque a frio provoca um desgaste grande no propulsor, mas há formas eficazes de minimizar os efeitos.
Quando ligamos o motor, o óleo que está localizado no cárter começa a ser bombeado de baixo para cima, com um atraso de alguns segundos para lubrificar todas as peças do motor.
Durante o tempo que o óleo leva a subir até ao topo do motor, há contacto entre as peças sem lubrificação. Esta fricção de metal contra metal, sem a presença da película lubrificante, gera um maior desgaste interno.
Esta situação ocorre em todos os motores, independentemente da qualidade do lubrificante. Isto acontece apenas pelo tempo que o lubrificante leva a alcançar todos os componentes do motor, principalmente os da zona superior.
Este desgaste é ainda mais acentuado em situações quotidianas de percursos curtos em que o motor é ligado e desligado várias vezes por dia. A rapidez de lubrificação está diretamente ligada ao grau de viscosidade do óleo a frio, que pode ser verificado na embalagem do óleo.
Quanto maior o número, mais viscoso é o óleo e leva mais tempo a lubrificar o motor, o que causa maior desgaste nas peças. Apesar disso é altamente desaconselhado usar um óleo não preconizado pelo fabricante do veículo.
Usar um óleo com a viscosidade errada pode trazer problemas como dificuldades no arranque e elevado desgaste ao ligar o motor, aumento do consumo de combustível, compressão deficiente e baixa pressão de óleo, consumo excessivo de óleo e um elevado aumento da pressão do óleo e desgaste do motor.
Sabia que o óleo que usa está diretamente ligado ao desgaste do motor e que, com este cuidado, pode conferir-lhe mais uns anos de vida?
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!