logo
blog-1

Receio de conduzir à noite? Saiba como o combater!


O medo de conduzir à noite afeta milhões de pessoas por todo o mundo e, embora neste período se verifique menos tráfego e confusão nas estradas, este receio é justificado pela inexistência de luz solar, sensibilidade à luz das outras viaturas, problemas de visão, etc. Saiba tudo!

Chama-se “Amaxofobia” a patologia responsável pelo medo inexplicável da condução.


Este medo agrava-se quando os próprios condutores evitam pegar no volante durante a noite, pois apesar de ser um período com menos tráfego e confusão, acaba por despertar outros motivos de ansiedade – a pouca visibilidade na estrada, a sensibilidade à luz dos outros veículos, a visão turva ou até mesmo o estado físico e psicológico do condutor.

Se sofre com esta patologia, ou se sente apenas um nervoso miudinho quando tem de conduzir durante a noite, conheça algumas dicas que o poderão ajudar:

  1. Aposte num sistema de iluminação adaptado às suas necessidades - Se quem tem por hábito conduzir à noite, é importante que o veículo esteja preparado para a fraca ou inexistente iluminação que certas estradas têm. Recorra ao seu mecânico ou oficina especializada para saber se pode melhorar a visibilidade e as luzes do seu carro, de forma a poder conduzir com mais segurança.
  2. Adeque a intensidade das luzes do seu carro ao percurso por onde circula - É desconfortável e mesmo perigoso ser ofuscado desnecessariamente pelas luzes de outro veículo com quem tem de partilhar a estrada. Por isso, evite ligar os máximos em locais cuja iluminação permite ao condutor ter uma visibilidade considerável com os médios.
  3. Regule as luzes às condições de visibilidade - As luzes diurnas, bem como as de presença, visam ajudar os outros condutores a notarem a presença de outro veículo durante o dia, mas não substituem a utilização das luzes de cruzamento, conhecidas como médios. O desrespeito por esta regra, prevista no Art.º 61 do Código da Estrada, constitui uma contra-ordenação grave que, para além do valor da coima (30€ a 150€), implica uma sanção acessória de inibição de condução, de um mês a um ano, bem como a subtração de dois pontos ao condutor. 
  4. Check-ups ao estado da sua visão - Consulte o seu oculista, ou optometrista, pelo menos uma vez por ano e certifique-se de que a sua visão está preparada para uma condução noturna.
  5. Adapte a sua condução consoante o nível de iluminação - Ao conduzir à noite, a velocidade deve ser ajustada tendo em conta a claridade da estrada. Assim, deve aumentar a distância de segurança em relação ao veículo da frente, de modo a obter um tempo de reação superior em caso de imprevistos.
  6. Faça pequenas pausas enquanto conduz - O nível de cansaço do condutor é fundamental para ditar o seu comportamento na estrada, já que a sonolência e a fadiga influenciam o tempo de reação a qualquer imprevisto por parte do condutor. Assim, para evitar tais riscos, faça pausas se tiver que conduzir durante a noite – preferencialmente a cada hora, caso se trate de uma viagem longa.
  7. Mantenha-se alerta - Mantenha o habitáculo do seu automóvel bem ventilado, coma antes de se fazer à estrada e, se preferir, ligue o rádio: estas são algumas técnicas utilizadas para combater os sintomas de sono e que o ajudarão a manter-se desperto e concentrado ao longo da sua viagem.
  8. Não conduza com a luz do habitáculo ligada - Ao fazê-lo, pode desabituar os seus olhos à diferença entre a luz do interior e do exterior do veículo, reduzindo ao mesmo tempo o seu campo de visão e de reação.Não conduza com a luz do habitáculo ligada - Ao fazê-lo, pode desabituar os seus olhos à diferença entre a luz do interior e do exterior do veículo, reduzindo ao mesmo tempo o seu campo de visão e de reação.
  9. Tenha o pára-brisas e o vidro traseiro limpos - Durante a noite, os vidros limpos evitam reflexos dispensáveis por parte de outros condutores e consequentemente agravados pela sujidade nos seus vidros. Mantenha as óticas do veículo em boas condições, certificando-se de que os seus faróis projetam a luz a uma distância aconselhada.
  10. Evite estradas mal iluminadas - Nem sempre é possível conduzir pelos caminhos mais fáceis, nomeadamente se estivermos a utilizar um sistema de navegação que nos aconselha seguir por estradas desconhecidas. No entanto, se tiver opção de escolha, opte sempre por estradas que sabe serem bem iluminadas.

Para quem tem medo de conduzir à noite, esta decisão pode criar já alguma ansiedade, antes mesmo de ligar o carro. 

Se conseguir, comece por circular em autoestradas ou vias reservadas a automóveis ou motociclos, pois normalmente têm boa iluminação e uma infraestrutura mais cuidada.



Se tem receio de conduzir durante a noite, comece por circular, aos poucos, em autoestradas ou vias rápidas, uma vez que geralmente têm melhor iluminação e infraestruturas mais cuidadas. No entanto, lembre-se que a prática leva à perfeição e, como tal, para fazer frente a este medo, deve mesmo encará-lo de frente, ainda que se possa fazer acompanhado para o efeito.


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à fonte da notícia