Quando deve substituir o fluído da caixa de velocidades?
A caixa de velocidades é um dos elementos mais importantes de um automóvel e, também, um dos que tem a reparação mais avultada. Saiba com a Insparedes quando deve substituir o fluido da caixa de velocidades do seu carro!
A caixa de velocidades é a segunda ligação mais importante na composição de um automóvel, sendo responsável pelo binário que lhe dá a potência para que ande. Como tal, deve cumprir os intervalos de manutenção aconselhados.
Ao longo dos anos, a evolução das caixas de velocidades permitiu que seja possível realizar uma condução suave e que as relações de caixa tenham um escalonamento muito curto.
Uma das razões para essa evolução foi a aprovação das normas anti-poluição EURO, que visam a redução da contaminação do meio ambiente, através da diminuição da emissão de gazes nocivos.
Na produção das caixas de velocidade atuais, investe-se então na redução de rotações e, assim, na diminuição do consumo de combustível.
Contudo, existem variados tipos de caixas de velocidades, manuais e automáticas, com diferentes dimensões e número de relações. Como tal, alguns fabricantes recomendam a troca regular do óleo, outros determinam que o fluído utilizado serve para todo o tempo de vida do carro.
No entanto, o mais correto é realizar a manutenção da caixa de velocidades do seu carro dentro dos parâmetros indicados pela marca da caixa.
O que deve ser feito mediante a marca do seu carro?
- Peugeot – As caixas de velocidades manuais e automáticas Peugeot não exigem manutenção, no entanto recomenda-se que o fluído das automáticas seja substituído a cada 100 a 150 000km como medida preventiva.
- Hyundai – Alguns modelos, como o Santa Fé com caixa automática e sem filtro, carecem da substituição do óleo a cada 110 000km.
- Mercedes-Benz – Os modelos da Mercedes-Benz com caixa de velocidades automática recomendam a substituição do óleo com filtro entre os 80 e os 100 000km. Já o veículos de caixa manual, precisam que a troca seja feita a cada 80 000km. Porém, há modelos em que a troca deve ser feita a cada 50 000km e em que se deve também trocar o fluído do grupo redutor. Assim, é recomendado verificar qual é o caso do seu modelo, através das recomendações do fabricante.
- Fiat – Nesta marca também se recomenda a manutenção da caixa de velocidades entre os 120 e os 150 000km.
- Audi – A marca recomenda que para alguns veículos equipados com as transmissões Tiptronic do Grupo VW, a manutenção deve ser realizada a cada 60 000km. BMW – Nos modelos BMW com sistema Steptronic, a substituição deve também ser realizada a cada 60 000km.
Contudo, independentemente da marca ou modelo do veículo, seja ele de caixa manual ou automática, o funcionamento interno deve ser considerado, já que o seu funcionamento dá lugar à produção de resíduos e limalhas e as propriedades do fluído vão-se deteriorando, sendo por isso conveniente uma manutenção regular.
Posto isto, o melhor conselho que a Insparedes lhe pode dar é que, além verificar sempre as recomendações dadas pelo fabricante, reveja com regularidade o estado da sua caixa de velocidades e a quantidade de fluído que este possui, de forma a evitar danos desnecessários!
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!