
Qual o melhor momento para trocar de carro?
Cada vez mais, questões económicas, as regulamentações antipoluição e as novas tecnologias de segurança são fatores influenciadores da decisão de compra automóvel.
Como tal, na hora de trocar de carro, são vários os pontos a considerar antes de decidir.
Desta forma, a Insparedes dá-lhe a conhecer as caraterísticas do normal envelhecimento de um carro, bem como os fatores a ter em conta na escolha de um novo carro. Saiba tudo!
O envelhecimento automóvel
É conhecido que, quanto mais antigo for o seu automóvel, maior o risco de sinistralidade causado por questões de segurança, chegando a duplicar-se o risco de morte em veículos com uma idade superior a 7 anos, triplicando em carros com mais de 12 anos.
Dependendo de cada modelo, tipo de condução do proprietário e manutenção, este envelhecimento pode ser retardado ou apressado.
Qual a “fase de vida” do seu carro?
Quando surge a ideia de trocar de carro, é fundamental atentar às características do carro em nossa posse, de forma a perceber se este tem condições para ser vendido ou, quiçá, “dar para troca”, ou se as suas condições já não se aplicam nestes casos e, nesse caso, o melhor será abatê-lo.
Saiba assim quais as fases de vida dos automóveis e distinga a fase em que o seu se encontra:
-Novos – até três anos de vida ou cinco no segmento de lixo ou até 40 000km.
-Adultos – A partir dos cinco anos de idade ou até 70 000km.
-Velhos – A partir dos nove anos ou dos 150 000km.
Esta é uma classificação padrão que deve ser diferenciada do conceito de vida útil de um veículo, já que vários elementos podem fazer com que um carro velho, mas bem tratado, consiga exercer bem as suas funções. Contudo, há outros fatores que podem influenciar o prazo de vida de um carro, como é o caso dos motores:
-Diesel – com o devido cuidado, carros com motores a Diesel podem chegar aos 400.000km. Porém, podem nem chegar aos 200.000km, dependendo do tipo de condução aplicada e da manutenção que houve.
-Gasolina – será difícil chegar aos 200.000km se não tiver havido visitas frequentes ao mecânico e uma manutenção rigorosa. Se houver esse decoro, será normal chegar ao 250.000km.
-Elétrico – dependerá sempre da variante elétrica, mas principalmente da bateria. Contudo, um motor elétrico é mais resistente ao desgaste e o seu prazo de vida está mais interligado com a vida útil da bateria, que costuma ser cronometrada até aos 200.000km.
Quais os critérios de velhice para decidir trocar de carro?
Quando se pensa em trocar de carro, são vários os cenários que podem propositar essa ideia. Entre eles, há vários sinais que nos podem indicar a necessidade de permuta:
- Avarias – avarias recorrentes ou constantes são sinais de alerta que podem indicar velhice do seu automóvel;
- Fugas de líquidos – fugas de líquidos persistentes, que são reparadas e voltam a surgir, são indicações que o seu carro pode estar a chegar ao fim de vida;
- Carroceria deteriorada é um fator que em muito influencia na decisão de troca de carro;
- Componentes do habitáculo ultrapassados – componentes como volante, bancos, pedais e controlos que já não oferecem a resposta de outrora;
- Ruídos e vibrações atípicas – Ruídos e pequenos barulhos provindos do motor, embraiagem, transmissão, direção, suspensão ou travões merecem especial atenção, já que podem representar riscos para a segurança.
Quais os critérios a avaliar na compra de um novo carro?
Se a decisão passa mesmo por trocar de carro, há vários fatores a ter em conta para que a sua compra seja rentável e duradoura:
- Integração maciça do airbag
- Controlo de estabilidade ESP
- Tecnologias ADAS em sistemas auxiliares de condução
- Assistentes de velocidade com alertas, manutenção de faixas e limitador de velocidade
- Emissões que respeitem as políticas antipoluição definidas pela União Europeia
Agora que já tem uma ideia das questões a considerar na compra de um novo carro, só lhe resta tomar a decisão. Entretanto, e até lá, mantenha o seu carro nas melhores condições, através de uma manutenção regular, visitas frequentes ao mecânico e, claro, inspeção obrigatória em dia!
A Insparedes deseja-te Boas Viagens!