Qual a duração média dos componentes do seu carro?
Hoje em dia, presenciamos uma maior longevidade dos componentes auto, devido a avanços tecnológicos, materiais e técnicas de produção que garantem maior rentabilidade. Mas será que sabemos ao certo qual a duração média dos componentes do nosso carro?
É verdade que, não existe, ao certo, um prazo de validade confirmado e que a hora de substituir os elementos do nosso automóvel é ditada pelo nível de desgaste dos mesmos.
No entanto, nada dura para sempre e, por isso, ao longo do tempo, vários são os componentes que têm de ser trocados.
Porém, se é verdade que, atualmente, grande parte dos problemas nos carros derivam de anomalias eletrónicas, é também verdade que continuam a ser necessário, de tempos a tempos, proceder a algumas substituições.
Por isso, a Insparedes dá-lhe a conhecer a longevidade média de alguns componentes, para que não se deixe “levar pela sorte”:
Catalisador
O catalisador encarrega-se de filtrar os gases de escape, amenizando partículas e ruído. Este mecanismo tem um prazo de validade entre os 80 e os 100 mil km.
O aumento excessivo do consumo pode ser o primeiro sinal de que este componente já teve melhores dias, surgindo um aviso luminoso no painel que avisa o condutor de que algo não está bem.
Bateria
Em média, uma bateria dura entre 70 e 120 mil km ou um período entre os 4 e os 5 anos. Quando o motor tem dificuldades em arrancar pode ser um sinal de que a bateria já viu melhores dias.
Uma bateria que falha não quer dizer que esteja pronta para ser substituída, principalmente se tiver menos de quatro anos, podendo simplesmente estar descarregada.
Amortecedores
Embora a sua duração não seja concreta, a substituição dos amortecedores deve ser feita entre os 80 e os 120 000km, dependendo da regularidade da utilização do veículo e das estradas onde circula com maior frequência.
Assim, deve ter atenção aos sinais de fadiga dos amortecedores, como a sensação do veículo flutuar e o aumento das distâncias de travagem.
Lâmpadas
Apesar de lhe serem atribuídos prazos de validade, a sua duração nem sempre corresponde ao que lhes é atribuído.
No entanto, como valor de referência, podemos contar que as lâmpadas convencionais durem perto de 200 horas, as de iodo H4 cerca de 500 horas e as de xénon podem duram uma vida inteira.
Contudo, as lâmpadas podem fundir quando menos se espera, sem emitir qualquer sinal prévio. Assim, garanta que tem sempre lâmpadas de substituição guardadas no seu carro.
Comando de fecho central
Quase sempre integrado na chave do carro, o comando do fecho central corre o risco de qualquer outro aparelho a pilhas.
Não existe uma estimativa de prazo para o seu funcionamento, mas aconselha-se a troca das pilhas ao primeiro sinal de mau funcionamento.
Airbags
Os airbags não têm prazo de validade previsto, mas o gás contido no seu interior deve ser reposto a cada dez anos, de forma a garantir o seu funcionamento, caso necessário.
Pneus
Em média, um jogo de quatro pneus dura entre 40 a 50 000km. Dependerá tudo do tipo de pneus, carro, alinhamento da direção em dia e rodas equilibradas.
No entanto, é recomendado que a o tempo de troca dos pneus NUNCA ultrapasse os seis anos, já que os pneus têm prazo de validade.
Líquido de travões e de refrigeração
O anti-congelante é o líquido responsável pela refrigeração do motor. Se este não estiver no nível recomendado, correrá o risco do motor aquecer.
Por isso, garanta a sua substituição, pelo menos, de três em três anos. Quanto ao líquido dos travões, este é fundamental para o bom funcionamento do sistema de travagem.
Assim, teste-o numa oficina para que se possa apurar o nível de humidade presente no fluído de travões. Contudo, este deve ser trocado a cada dois anos.
Óleo do motor
Apesar de ser possível cumprir 20 ou 30 000km com o mesmo óleo de motor, atingir essa meta pode gerar consequências graves para o motor do seu carro, já que o óleo vai-se deteriorando ao longo do tempo.
Como tal, deve seguir as recomendações de substituição e verificar o nível de óleo com regularidade, trocando sempre que necessário.
Agora que já sabe o prazo de validade dos vários componentes do seu carro, caso esteja na dúvida, visite a Insparedes e realize uma inspeção facultativa, podendo assim conhecer o verdadeiro estados dos componentes do seu automóvel e proceder, posteriormente e se necessário, à troca dos mesmos!
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!