
Quais os airbags que um carro pode ter?
Em matéria de segurança rodoviária, os airbags assumem um importante papel!
Com um papel fundamental, e de caráter obrigatório em veículos novos a partir de 2006, podem estar presentes em vários locais dentro de um automóvel. Saiba tudo!
Os airbags são elementos de segurança passiva, já que não possuem a função de evitar acidentes, mas sim de reduzir possíveis consequências para os passageiros em casa de sinistro.
Em conjunto com o cinto de segurança, os airbags podem mesmo evitar danos fatais nos passageiros de um veículo!
O uso de cinto de segurança é obrigatório, contudo a não utilização do mesmo, em casa de acidente, pode provocar um risco acrescido no que diz respeito aos airbags, já que o passageiro pode ser lançado (se não usar o cinto) e embater nos airbags que, por sua vez, podem provocar ferimentos graves.
Airbags frontais
Na parte frontal do automóvel, existem dois airbags, um para o condutor e outro para o passageiro da frente. O seu objetivo é proteger o tórax e a cabeça em caso de colisão frontal. É obrigatório que os veículos estejam equipados com dois airbags frontais.
Airbags laterais
Normalmente, situam-se na parte lateral dos bancos e a sua função é proteger o tórax e a cabeça em impactos laterais. É obrigatório que os veículos tenham dois airbags laterais para a cabeça e dois para o tórax, embora possa haver apenas um para cabeça e tórax.
Airbags de cortina
Normalmente estão localizados por cima dos vidros, nos lados do tejadilho e protegem a cabeça, especialmente em caso de capotamento.
Airbags de joelho
São acionados sob o painel e protegem principalmente o condutor, embora alguns fabricantes os incluam para proteger também os outros passageiros.
Airbags em cintos de segurança
Alguns fabricantes também incluem airbags integrados diretamente nos cintos de segurança, de forma a diminuir a pressão em caso de acidentes.
Airbags centrais
Alguns automóveis possuem airbags centrais, que estão insuflados entre o condutor e o passageiro da frente. A sua função é reduzir o grau em que os ocupantes são empurrados para o outro lado do automóvel e, em alguns casos, proteger contra lesões entre os ocupantes, como o contacto com a cabeça.
Airbags traseiros
São acionados atrás dos apoios de cabeça dos bancos traseiros e destinam-se a proteger em caso de colisões traseiras fortes.
Atualmente, a norma em veículos novos é de 6 airbags por automóvel, contudo é comum encontrar automóveis com até 12 airbags, considerando-se um extra no quesito da segurança rodoviária. Em caso de acidente em que um ou mais airbags tenham sido acionados, deve proceder à sua substituição!
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!