logo
blog-1

Problemas na bomba de água? Descubra os sintomas!


A bomba de água permite a circulação do fluido enquanto o motor está ligado, evitando o seu sobreaquecimento.

Como tal, é fundamental estar atento a possíveis sinais de mau funcionamento deste componente. Assim, descubra com a Insparedes alguns dos sintomas!

O mau funcionamento da bomba de água, se não for constatado e corrigido, pode dar origem a problemas mais sérios. 

Por isso, para que possa estar atento, descubra alguns dos sintomas que podem ser motivo de alerta:


Sintomas mais comuns de avarias na bomba de água

  1. Fugas: A existência de fugas numa bomba de água é uma falha comum. Mesmo em condições normais de funcionamento, pode haver pequenas quantidades de líquido ou vapor a sair pelas juntas.
  2. Uso indevido de selantes: Embora frequente o seu uso, os selantes podem provocar avarias na bomba de água. A consequência é a saída do refrigerante pela zona do rolamento da bomba de água, que acaba assim por ser danificado.
  3. Danos de cavitação: Esta falha deve-se à utilização de refrigerantes inapropriados. A cavitação é um efeito físico produzido por alterações repentinas na pressão do líquido.
  4. Danos de corrosão: Estes danos podem ser provocados pela utilização de refrigerantes inapropriados. Normalmente, estes danos ocorrem quando o líquido refrigerante contém demasiada água mineralizada.
  5. Contaminação por corpos estranhos: A causa costuma estar nas substâncias abrasivas, sendo que estas atacam a superfície, como o óxido, calcário ou abrasivos.
  6. Danos mecânicos: se não forem respeitados os binários de aperto ou se a tensão da correia for ajustada demasiado alta, podem efetivamente ocorrer danos mecânicos.

A bomba de água cumpre, por isso,  a função fundamental de assegurar o fluxo apropriado do líquido refrigerante para proporcionar o arrefecimento do motor. 

As orientações para efetuar a verificação da bomba de água constam no manual do veículo e podem ser feitas por conta própria.


Contudo, se não é propriamente experiente no assunto, e se pretende uma verificação mais concreta e certeira, a nossa recomendação é que proceda a uma visita ao seu mecânico de confiança!


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à fonte da notícia