
Problemas de aquecimento no seu carro? Saiba tudo!
O aquecimento do veículo tem vindo a tornar-se essencial, sobretudo nas últimas décadas. No entanto, está sujeito a falhas e avarias tal como os outros componentes do seu carro. Saiba tudo!
Hoje em dia, o sistema de aquecimento de um carro é tido como um grande aliado da condução, já que permite regularizar a temperatura e tornar a condução mais agradável durante o Inverno.
Porém, devido ao uso excessivo, má utilização ou falta de cuidados, está sujeito a avarias. Saiba tudo!
Quais as avarias mais frequentes
Embora um sistema de aquecimento de um carro possa ser bastante simples, o sistema é composto por vários elementos que se co-relacionam. Como tal, é possível vários elementos sofrerem avarias, tais como:
- Fuga no sistema de refrigeração: O sistema tem uma fuga que está a vazar fluido refrigerante. Normalmente, o radiador do aquecedor é o primeiro elemento a ficar sem líquido refrigerante.
- Falha do termostato: O termostato é responsável pela regulação da temperatura da água. Se estiver com falhas, pode sentir que apenas sai frio pela conduta de aquecimento.
- Falha na bomba da água: A bomba de água é responsável pela circulação de líquido refrigerante. Se a bomba partir ou estiver defeituosa, não só não sentiremos ar quente, como também o motor poderá sobreaquecer.
- Sistema obstruído: Alguns elementos do sistema, como válvulas ou mangueiras, podem estar obstruídos, fazendo com que o circuito não funcione corretamente.
- Falha do radiador: Quando o radiador falha, não recebemos mais ar quente. Porém, também o fluido pode vazar para o habitáculo.
- Falha dos ventiladores: Quando os ventiladores estão a falhar, o motor não pode ser ventilado. - Falha do sistema eletrónico e controlos: Quando um botão ou roda estão partidos ou o software de controlo de temperatura falham, o sistema não assume qual a temperatura desejada.
Quais os problemas mais frequentes quando o sistema falha?
- Ausência de aquecimento: Quando ligamos o aquecimento e nem notamos ar quente a sair, o carro poderá estar com a ventoinha avariada, com as condutas entupidas ou até o modo de funcionamento automático avariado, mantendo a ventoinha desligada.
- Sai ar frio do aquecedor do carro: Não sendo necessariamente grave, este problema é muito comum. Normalmente, ocorre quando o motor do carro está frio e ainda não emite calor para enviar para o habitáculo. No entanto, pode também dever-se a avarias no termostato ou até ser proveniente de um problema no sistema refrigerante, que poderá ter uma fuga.
- Maus odores: Se ao utilizar o aquecimento do seu carro, perceber odores estranhos ou desagradáveis, pode ter as tubagens ou o radiador sujos. No entanto, esta situação também pode acorrer perante uma fuga de gás ou óleo, ou por falha de motor, travão ou embraiagem.
Como efetuar uma boa manutenção do sistema de aquecimento?
-Vigiar o refrigerante: O nível de líquido refrigerante deve ser regularmente vigiado, devendo ser estar entre as marcas recomendadas. Caso tenha de o repor, utilize o líquido recomendado pelo fabricante, nunca devendo misturar dois produtos diferentes.
- Verificar as mangueiras: O estado das mangueiras deve ser verificado, já que são elas que garantem que o refrigerante chega ao radiador de aquecimento.
- Ligar o aquecedor com frequência: Ligar o aquecedor com regularidade ajuda a manter a válvula de desvio do refrigerante. Para tal, ligue-o por alguns minutos em baixa potência, de longe a longe.
Como usar o aquecimento de forma adequada?
- Deixe o motor aquecer: Ao esperar que o motor aqueça antes de ligar o aquecimento, evitará que os aquecedores axiais se acionem, não havendo assim o típico sopro de ar frio.
- Modere a temperatura: Uma temperatura entre os 21 e os 23ºC é o suficiente para conseguir uma temperatura agradável. Mais do que isso, é excessivo.
- Mantenha o fluxo de ar direcionado para os pés: o ar quente tende a subir num ambiente frio. Por isso, deve direcionar o fluxo de ar para os pés, o que fará com que o calor seja distribuído por todo o interior do carro.
Se constatou que, afinal, estava a usar mal o aquecimento do seu carro, este é um bom guia para começar a bem utilizar o ar quente do seu automóvel. Assim, garanta que efetua regularmente a sua manutenção e evite utilizações indevidas! A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!
A Insparedes deseja-te Boas Viagens!