logo
blog-1

Prepare o seu carro para as férias de Verão!


Acabamos de entrar em Julho, o que significa que, para muitos de nós, as férias estão aí à porta!

Se para si, férias combina com passeios em família, viagens de carro ou umas belas idas à praia, saiba que o seu carro merece, tal como nós, ser preparado para esta fase. Saiba tudo!


Verão é sinónimo de dias quentes, solarengos e longos, o que convida a belos passeios em família, com amigos ou, simplesmente, a dois. 

No entanto, é também uma época exigente para o seu carro, quer pelas condições atmosféricas características desta altura do ano, como é o caso de temperaturas elevadas, piso muito quente, forte exposição solar, etc; quer pelas viagens mais constantes e longas. 

Assim, a Insparedes preparou-lhe um pequeno manual dos pontos básicos a ter em conta preparar o seu carro para o Verão.


Limpar o interior do carro

Durante os meses anteriores, é normal que tenha acumulado objetos no interior do seu carro. Provavelmente já nem os usa, certo? 

Por isso, aconselhamos que retire do seu automóvel objetivos que já não estejam a ser utilizados, bem como lixo que possa ter ficado esquecido. 

Bata e aspire os tapetes e limpe as superfícies do carro. Inspecione os estofos para averiguar se têm manchas, aspire-os e limpe-os com produtos específicos para o efeito, caso necessário. 

Limpe os vidros por dentro com um detergente próprio e papel de jornal, para evitar deixar resíduos de fibras nos mesmos.


Limpar o exterior do carro

O exterior do seu carro não deve ficar esquecido. Por isso, é importante verificar o bom funcionamento e limpeza do mesmo. Se lavar o seu carro à mão, esfregue-o de forma gentil e evite produtos muito abrasivos. 

Limpe pneus e jantes de forma minuciosa já que, dado o seu contacto com a estrada. é onde se acumula mais sujidade. Evite produtos que não sejam específicos para a lavagem do carro, pois podem danificar ou retirar o brilho da pintura.


Eliminar objetos desnecessários ou já não utilizados

Durante o Inverno, é comum acumularmos na mala do carro guardas-chuva e agasalhos. No entanto, há também quem transporte consigo outros itens, como malas de ferramentas ou outros objetos. 

Assim, para desocupar a mala do seu carro, melhorando também a sua performance, recomendamos que retire da bagageira itens que não sejam muito utilizados, mas que podem estar a provocar peso desnecessário ao seu carro.


Evitar a forte exposição solar

O sol pode ser um inimigo do seu carro, corroendo a pintura e danificando partes importantes da sua viatura, como é o caso das escovas limpa pára-brisas. 

Por isso, sempre que possa, recomendamos que estacione em espaços com recobro, evitando deixar o seu carro exposto ao sol. 

Outro facto que acontece durante o Verão é a rápida evaporação dos líquidos do seu carro, por isso verifique sempre o nível de água nos reservatórios do seu automóvel.


Manter o carro com temperaturas frescas

Se há coisa desconfortável, é viajar num carro que mais parece uma sauna! Por isso, tendo em conta as altas temperaturas, recomendamos que recarregue o ar condicionado do seu carro, mantendo o seu interior sempre com temperaturas frescas.


Efetuar uma revisão ou inspeção facultativa

Se pondera aproveitar o Verão para aumentar o número de passeios com o seu carro, deve também rever alguns componentes do seu automóvel. 

Deve verificar o nível de desgaste e aderência dos pneus, todos os depósitos de água, óleo e mecanismos eletrónicos. Caso considere não ser necessária uma revisão no mecânico, uma das soluções para verificar o estado do seu automóvel, de forma rápida e inequívoca, a inspeção facultativa é uma opção. 

Na Insparedes, poderá efetuar uma inspeção facultativa que, em apenas 15 minutos, lhe dirá detalhadamente todos os pontos que deve rever, reparar ou substituir (caso haja necessidade) antes de partir para as suas viagens de Verão. 

Além disso, e para tornar a experiência mais cómoda, simples e com o mínimo de transtorno, na Insparedes pode agendar online a data e hora da sua inspeção, bastando aparecer à hora marcada, com a garantia de que será recebido com um sorriso e a conhecer, detalhadamente, o verdadeiro estado da sua viatura!


Para que tenha um verão em cheio, resta-nos relembrar que deve planear as suas viagens atempadamente, cumprir os limites de velocidade, evitar viajar nas horas de maior calor e, claro, não beber se for conduzir!


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!