
Prepare as escovas do seu carro para as chuvas de Inverno!
Agora que caminhamos a passos largos para o Inverno, o mais recomendado, além de preparar o seu carro para o frio, é garantir que as escovas do seu carro estarão a postos!
Como tal, a Insparedes preparou-lhe um pequeno guia não só para conhecer os problemas mais comuns que podem surgir nas escova limpa para-brisas, mas também para descobrir o que deve fazer para as manter em perfeitas condições.
O bom funcionamento do sistema limpa para-brisas é fundamental para fazer frente às chuvas, no entanto, o seu mau funcionamento pode mesmo motivar um chumbo na inspeção periódica.
Assim, há que reter determinados defeitos a que deve estar atento:
O limpa para-brisas não está a funcionar devidamente
Se verificar que as suas escovas não funcionam, poderá ter o interruptor avariado, um fusível fundido, a rótula do acionamento do braço obstruída com sujidade ou até o pivô de união com a escova partido.
O esguicho da escova não funciona
Caso tente ativar o esguicho das suas escovas, sem sucesso, poderá ter o esguicho ou a tubagem do depósito do líquido de limpeza entupidos. No entanto, também poderá simplesmente estar com o depósito de líquido de limpeza vazio ou as tubagens danificadas.
As escovas estão a raspar e a danificar o vidro
Neste caso, poderá apenas ter as escovas gastas, sendo necessário substituí-las. Também poderá ter o arco das escovas dobrado ou danificado.
O que deve fazer para preservar as escovas do seu carro?
- Reveja as escovas e braços dos limpa para-brisas com regularidade, de forma a garantir que estarão sempre prontas para chuvas repentinas. Mantenha-as limpas e remova folhas e resíduos que se podem ter alojado no sistema.
- Tenha atenção ao movimento dos braços das suas escovas, verificando se estão com um funcionamento normal e regular;
- Substitua as suas escovas uma vez por ano. O sol e o calor do Verão, bem como o gelo, frio e humidade de Inverno são agentes que contribuem para a degradação das borrachas das escovas, começando a riscar os vidros;
- Não utilize escovas em mau estado que, além de poderem causar danos aos seus vidros, não cumprem a sua função de limpeza nem fomentam a sua segurança na estrada;
- Não utilize as escovas com o vidro muito sujo. Mantenha-o limpo, lavando cuidadosamente com água e sabão, retirando resíduos de pó, gordura e insetos.
Embora simples, estes são alguns dos cuidados que deve ter não só para preservar o estado das suas escovas, mas também para não danificar os seus vidros nem comprometer a sua segurança. Preparado para receber o Inverno?
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!