logo
Insparedes - Posso conduzir uma autocaravana?
blog-1

Posso conduzir uma autocaravana?


Viajar numa autocaravana é a opção ideal para quem pretende fugir da rotina do dia-a-dia, de forma única e divertida. Mas será que qualquer um a pode conduzir?

Conduzir uma autocaravana é algo que tem tido cada vez maior procura, não só devido ao conforto que promove, mas também à liberdade de poder andar, literalmente, “com a casa às costas”.


Viagens como itinerários pela Europa, o interior do país ou a Costa Vicentina, são cada vez mais os destinos mais escolhidos pelas famílias que procuram aliar o conforto de uma casa móvel à possibilidade de se refugiar da vida citadina do dia-a-dia. Contudo, esta é uma opção viável, confortável e segura. 

Porém, será que conhece os requisitos necessários para conduzir uma autocaravana?

O que diz o Código da Estrada

No Código da Estrada, é bem explícito o que cada carta permite a nível de condução. Relembre abaixo:


Categoria B

Permite a condução de veículos das categorias AM e B1, máquinas industriais ligeiras, veículos a motor até 8 passageiros com massa máxima de 2500kg e reboques ou semirreboques até 750kg.


Categoria BE

Permite conduzir veículos ligeiros com reboque ou semirreboque não superior a 3500kg, tratores agrícolas ou florestais com reboque ou máquina agrícola ou florestal rebocada, desde que todo o conjunto não exceda os 6000kg.

Categoria C1

Autoriza a condução de automóveis pesados de mercadorias até 7500kg, sendo possível atrelar um reboque ou semirreboque até 750kg.


Categoria C1E

Permite conduzir tratores da categoria C1 com reboque ou semirreboque até 750kg, desde que a carga total não exceda os 12000kg. Pode ainda haver conjunto de trator da categoria B e reboque ou semirreboque até 3500kg, sendo que a carga não pode ultrapassar os 12000kg.

Categoria C

Permite-se a condução de todos os veículos da categoria C1, tratores florestais ou agrícolas com ou sem reboques e máquinas industriais.


Categoria D1

Permite conduzir automóveis pesados de passageiros, até 17 (16 passageiros + 1 condutor), com comprimento máximo de 8 metros, podendo atrelar reboque até 750kg.

Categoria D1E

Possibilita a condução de conjunto de veículos da categoria D1 com reboque superior a 750kg, conjunto de veículos de categoria BE, conjuntos de máquinas acopladas, não podendo contudo exceder os 12000kg.


Categoria D

Autoriza a condução de automóveis pesados para mais de 8 passageiros, podendo ainda atrelar reboque até 750kg.


Categoria DE

Licença para condução de conjunto de veículo trator de categoria D com reboque de massa superior a 750kg, conjuntos de veículos de categoria BE, máquinas industriais entre os 3500kg e os 7500kg com reboque ou semirreboque até 750kg e conjunto de veículos de categoria D1E.


Condutores com cartas de condução das categorias BE, C1E, CE, D1E e DE têm ainda licença para conduzir veículos inseridos nas categorias B, C1, C, D1 e D. Os condutores das categorias C1, C, D1 e D têm, também, direito a conduzir veículos de categoria B. 

Porém, após o Decreto-lei 138-2012 de 5 de Julho de 2012, a condução de veículos superiores a 3500kg e até 4250kg pode ser realizada por titulares de carta de condução de categoria B, desde que possuam mais de 21 anos e pelo menos com 3 anos de carta.

Contudo, os veículos a conduzir devem preencher alguns requisitos: 

  • Destinar-se exclusivamente a fins de recreio ou fins sociais prosseguidos por organizações não comerciais; 
  • Não permitam o transporte de mais de nove passageiros (incluíndo o condutor), nem de mercadorias de qualquer natureza que não as indispensáveis à utilização do veículo. 
Assim, na maior parte dos casos, portadores de cartas de condução C e adiante podem, por isso, conduzir qualquer tipo de autocaravanas. Contudo, condutores com carta de condução categoria B estão um pouco mais condicionados, ficando com a possibilidade de conduzir veículos ou conjuntos de veículos até 4250kg.

Assim, a maior parte das autocaravanas pode, portanto, ser conduzida por portadores de carta de ligeiros (categoria B), desde que não excedam o limite de 9 passageiros. Preparado para aderir à experiência?


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à Fonte da Notícia