logo
blog-1

Portugal em estado de emergência – Seguro obrigatório está garantido?


O Covid19 chegou e deixou mossa! Agora, é altura de nos adaptarmos a uma nova realidade e, com todos os cuidados, sabermos o que devemos ou não fazer.

Assim, a Insparedes dá-lhe a conhecer o em que situação estão os seguros automóvel.


Coberturas facultativas acessórias ao seguro obrigatório, podem agora não estar asseguradas, dependendo da avaliação do segurador. 

Porém, os seguros obrigatórios estão assegurados, estando assim limitados assistência em viagens ou coberturas de outros riscos. 

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) informou que o “o regime jurídico do seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel não prevê limitações de cobertura quanto ao denominado estado de emergência”. 

Assim, prevê-se que o seguro obrigatório assegura o “pagamento das indemnizações por danos corporais e materiais causados a terceiros e às pessoas transportadas, com excepção do condutor do veículo”. 

Como tal, qualquer acidente durante esta fase de estado de emergência será coberto por este seguro que todos os automóveis têm de ter. 

Desta forma, e caso necessite de, em situação de emergência, accionar o seu seguro, será avaliado qual o motivo de ter circulado com o carro, sendo este validado se constar no diploma governamental.


Qual será a situação das seguradoras?

TRANQUILIDADE E GENERALI

Ambas as seguradoras adiantam que nada mudou nas condições dos seus seguros. "No seguimento da declaração de estado de emergência no país, a Tranquilidade e a Generali esclarecem que todas as coberturas contratadas pelos seus clientes no âmbito de um seguro automóvel se mantêm inalteradas durante este período"

OUTRAS SEGURADORAS

Em relação a outros seguros, muitos mantêm as condições contratadas. Porém, outros atualizaram as suas condições de forma a se adaptarem à fase que estamos a viver, nomeadamente os que oferecem serviços de seguros de vida, de saúde e de trabalho.



Desta forma, e para garantir que fica ao corrente das condições adotadas pelos seus seguros, informe-se com a sua seguradora para que não seja surpreendido. E lembre-se, saia à rua só e apenas se for estritamente necessário por motivos de trabalho, saúde ou compras essenciais de bens alimentares.


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!