Porta-malas organizado para ir de férias descansado!
Se ainda vai de férias, saiba que viajar com o porta-malas organizado não é apenas uma questão de arrumação, mas também de segurança.
A forma como organizamos a carga no porta-malas é, tendencialmente, subestimada. No entanto, resulta em consequências que se podem traduzir não só na segurança, como na performance do carro.
Um veículo carregado é mais difícil de conduzir do que um veículo sem carga, já que a bagagem pode causar oscilação e instabilidade.
Quando um veículo se encontra sobrecarregado, sistemas de segurança como o controlo de estabilidade, o sistema de travagem e a suspensão podem ser afetados, o que aumentará inevitavelmente a distância de travagem.
Posto isto, a Insparedes dá-lhe algumas dicas de como preparar o porta-bagagens antes de se “fazer à estrada”, para umas férias sem percalços:
Consulte as recomendações do fabricante
Se o porta-malas não estiver organizado, corre um sério risco de perder o controlo do veículo ou, em caso de colisão, a bagagem pode atingir os passageiros do veículo.
Assim, é importante verificar o manual do fabricante do veículo ou a folha de dados MOT com as recomendações do veículo, relativamente ao peso bruto e à carga máxima que pode ser transportada no seu carro.
Como arrumar os itens mais pesados?
Os objetos pesados deve ser arrumados em zonas centrais e baixas. Dessa forma, evitará elevar o centro de gravidade, minimizando o risco de falta de estabilidade.
É importante colocar a carga na área frontal contra a superfície fixa do veículo, de forma a que esta não se desloque. Os objetos mais leves devem ser acondicionados nos espaços vazios entre as malas maiores, evitando que estas se movam.
E os objetos soltos?
Se transportar objetos soltos, separar a bagagem com barreiras físicas como uma trava, pode ser uma boa ideia. Desta forma, minimizará o risco de, em caso de movimentos bruscos, os objetos serem lançados contra os passageiros.
Recordamos que, perante um acidente, objetos soltos podem alcançar um peso de até 50 vezes a sua própria massa a 50km/hora.
E se precisar de usar mala de tejadilho?
Se for necessário utilizar uma mala de tejadilho, é preferível que esta tenha fechadura e forma aerodinâmica. A malas de tejadilho elevam o centro de gravidade do veículo, reduzindo a potência do motor e aumentando a distância de travagem.
Carga mal colocada pode gerar multas?
Se não colocar corretamente a carga no seu veículo, poderá ser sancionado de acordo com o artigo 76.
Assim, conduzir veículos com carga mal acondicionada ou com perigo de queda é uma infração grave, que pode levar a uma multa de 200€.
Concluímos, então, que a forma como organiza a bagagem no seu carro não só interfere com a resposta do carro na estrada, como poderá resultar em riscos e diminuição da segurança de todos os ocupantes do veículo.
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!