Porque custa menos manter um carro elétrico?
Quando se fala em carros 100% elétricos, rapidamente se pressupõe a ideia de uma considerável poupança de combustível.
No entanto, esta não é a única vantagem de aderir a um carro elétrico. Conheça todos os benefícios com a Insparedes!
Um dos pontos fortes num carro elétrico passa pela sua autonomia, porém a sua compra é ainda dispendiosa se comparada à compra de um carro a Diesel ou Gasolina.
Porém, dada a natureza da sua mecânica, uma das maiores vantagens reside na manutenção que um carro elétrico exige, que é menos custosa que um carro convencional.
Apesar disso, e dependendo das nossas necessidades de mobilidade, um modelo totalmente elétrico pode apresentar clara vantagem em termos de poupança. Carros 100% elétricos contam com uma envergadura mecânica muito mais simples do que qualquer modelo com motor térmico, pelo que a poupança na manutenção é clara e irrefutável.
Comparando, assim, com um motor de combustão interna, que possui em média uma eficiência global na casa dos 25%, um carro elétrico apresenta uma taxa de eficiência por volta dos 75%.
Como é feita a manutenção de um carro elétrico?
Entre os elementos comuns encontrados nos carros elétricos, como eixo, rolamento, escovas, poucos são influenciados pelo desgaste associado ao movimento.
Da mesma forma, um modelo 100% elétrico não requer válvulas, alternador, motor de arranque, sistemas de injeção ou de escape. Assim, e com poucas exceções, modelos elétricos têm uma única relação de caixa, o que também significa uma caixa de velocidades mais leve e simples, isenção de embraiagem e, como tal, uma significativa poupança na manutenção e inexistência de necessidade de substituição de embraiagem.
E as baterias?
Um carro elétrico, embora apresente manutenções menos dispendiosas devido à simplicidade da sua mecânica, vive contudo à base da bateria. Estas são responsáveis pela alimentação do motor, tendo um tempo de vida útil de cerca de 10 anos.
Porém, este prazo depende de diversas variáveis, como a regularidade do uso do carro, o cuidado e atenção dada ao carregamento da bateria, ao clima a que o carro é exposto e até à tecnologia de arrefecimento do mesmo.
Ainda assim, a substituição da bateria não é de todo uma despesa extra na manutenção do seu carro elétrica, já que além de ter uma duração de vários anos, excedendo por vezes, em muito, a quantidade estipulada de quilómetros, é também um dos poucos pontos a necessitar de manutenção.
Posto isto, e se se detetar uma degradação na bateria, enquanto estiver dentro do prazo de garantia do fabricante, normalmente o custo da reparação ou substituição é coberto pela marca. Se esse prazo já tiver sido ultrapassado, terá de o fazer pelos seus próprios meios.
Menos desgaste dos travões e dos pneus
Também os pneus e travões sofrem menos desgaste, já que a sua propulsão é mais linear e homogénea do que a de um carro de combustão.
Além disso, a retenção de base de sistemas de motorização e travagem regenerativa permitem que uma parte da energia se perca nestes elementos, retornando ao sistema.
Assim, há muitas peças e componentes que variam, bem como o custo dos mesmos. Contudo, os custos variam entre diferentes marcas e modelos.
Se considera adquirir um carro 100% elétrico, tenha em mente que esta redução de custos pode realmente compensar o investimento inicial, uma vez que não haverá a necessidade de substituir correias de distribuição, transmissão, velas de ignição ou filtro de ar. Assim, esta aquisição deve ser planeada com vista num desconto prévio da manutenção a longo prazo.
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!