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Pedais e condução - descubra os erros mais comuns!


Pode parecer cliché, mas são ainda vários os condutores que fazem um uso incorreto dos pedais, causando um desgaste impercetível que, mais cedo ou mais tarde, resultará em sérias avarias.

Como tal, a Insparedes partilha consigo algumas dicas para que possa prolongar a vida do seu carro, minimizando algumas manias que, embora pareçam inofensivas, podem danificar vários componentes do seu automóvel.


Quais os maus hábitos que deve evitar?

-Manter o pé ligeiramente na embraiagem: 

Durante um engarrafamento em que temos de parar e arrancar constantemente, é habitual haver a tendência de se deixar o pé esquerdo sobre a embraiagem. 

Este gesto, aparentemente inofensivo, pode danificar o seu carro. O objetivo da embraiagem é transmitir o movimento do motor e da caixa de velocidades para as rodas. 

O momento de maior atrito acontece quando pisamos a embraiagem para engrenar uma mudança. Ao exercer pressão constante no pedal de embraiagem acaba por criar um stress desnecessário que é ampliado em todos os outros componentes, causando principalmente um forte impacto na caixa de velocidades.

- Pisar a fundo o pedal ao desembraiar: 

Para aumentar ou reduzir uma relação de caixa, o pedal deve ser sempre pisado a fundo. Caso contrário, o objetivo de “desembraiar” não é bem sucedido e a troca de relação de caixa é feita “em seco”. 

Desta forma, pode ocorrer atrito e, por isso, desgaste prematuro. A manobra não deve ser feita de forma abrupta, sob pena de começarmos a ouvir ruídos estranhos, encadeados por possíveis avarias.

Acelerar a fundo a baixas velocidades 

Com um nível de rotações excessivamente baixo, ou seja, abaixo das 1500 rotações por minuto, dificilmente o motor reagirá a alguma pressão. 

Como tal, para aumentar a velocidade, em arranques ou subidas, deve engrenar relações de caixa mais baixas. 

Se continuar a tentar acelerar com mudanças altas, e insistir nas mesmas verificando que o carro não desenvolve, estará a aumentar a temperatura na câmara de combustão e, inevitavelmente, a afundar ainda mais a “saúde” do seu carro.

Forçar o pedal de travão quando está duro

Se sentir alguma rigidez no pedal do travão, não o deve forçar. No entanto, se verificar esta situação, deve deslocar-se ao seu mecânico, pois pode estar perante uma falha relacionada com o sistema hidráulico.


Quais os erros mais comuns no uso dos pedais?

-Utilizar constantemente a embraiagem: 

Trocar de relação de caixa de forma constante exige um maior esforço do carro! Assim, a embraiagem deve ser utilizada apenas quando mesmo necessária, sendo aconselhável reduzir a relação de caixa sem passar por todas a mudanças intermédias. 

Em último caso, deve “travar com a caixa”, desacelerando o carro e, depois, engrenar a relação pretendida.

-Apoiar a mão no punho da alavanca da caixa: 

Embora não esteja diretamente relacionado com os pedais, esta ação tem uma relação interligada com os mesmos. 

Ao fazê-lo, o sincronizador permanece ativo e afeta a embraiagem, já que a pressão afeta o eixo de transmissão.



Saber como funcionam os pedais, bem como os componentes adjacentes, é meio caminho andado para perceber a importância da manutenção e de uma condução suave. Prolongue a vida do seu automóvel, contando para isso com as dicas Insparedes!


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!



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