Para uma Páscoa com esperança, fique em casa em segurança!
Num instante chegamos à Páscoa e deparámo-nos com uma fase que põe à prova toda a nossa resiliência e capacidade de nos transformarmos.
Este ano, a Páscoa será diferente. Não haverá lugar a grandes viagens, não haverá espaço para as reuniões entre família e amigos como era costume nesta altura.
No entanto, é altura de cada um de nós fazer a sua parte, ficar em casa!
Assim, a Insparedes dá-lhe a conhecer as directrizes estipuladas pelo Governo para a fase da Páscoa, bem como alguns conselhos para que possa viver esta época festiva com alguma esperança e alegria.
- A circulação de pessoas está limitada, sendo proibidas deslocações para fora do concelho de residência, entre as 0:00 do dia 9 até às 0:00 do da 13.
- Proíbe-se o ajuntamento de mais do que cinco pessoas, excepto dentro do núcleo familiar (situação de famílias numerosas na mesma habitação).
- Encerramento do tráfego de passageiros em todos os aeroportos.
- Cidadãos infectado ou em vigilância ativa estão sujeitos a confinamento obrigatório, em casa ou em estabelecimentos de saúde definido pelas autoridades de saúde.
- Dever especial de proteção a maiores de 70 anos, imunodeprimidos ou portadores de doenças crónicas.
- Algumas deslocações são permitidas, nomeadamente para aquisição de bens essenciais, cuidados de saúde ou ajuda a pessoas incapacitadas de sair.
- Trabalhadores têm de circular com uma declaração da entidade patronal que justifique a sua deslocação para o local de trabalho.
Conheça aqui todas as medidas estipulas pelo Governo.
Como foi dito no início deste artigo, esta fase está a criar verdadeiros desafios à resiliência humana, sendo altura de nos reinventarmos!
Assim, a Insparedes desta vez não lhe dá conselhos para as suas viagens, como nos anos anteriores, mas sim dicas para ficar no conforto do seu lar, com segurança, com esperança e com vista num futuro em que “vamos todos ficar bem”!
- Mantenha algum distanciamento dos seus familiares, evitando aproximação física como beijos e abraços;
- Lave bem as mãos, com muita regularidade, com água e sabão, tendo especial cuidado em lavar os dedos, unhas e preferencialmente até ao antebraço;
- Se tossir ou espirrar, faça-o para o braço ou, preferencialmente, para um lenço de papel descartável;
- Higienize bem todo os alimentos e limpe cuidadosamente todas as superfícies;
- Se for às compras ou tiver de sair à rua, opte por utilizar máscara e luvas descartáveis como forma de precaução, evitando levar as mãos à cara;
- No supermercado, toque apenas no que vai trazer consigo, evite pagamentos em dinheiro, dando preferência a pagar com multibanco ou Mbway;
- Desinfete com álcool o volante do seu carro, a manete de velocidades e todos os botões onde toca;
- Chegando a casa, retire imediatamente a roupa e calçado que usou na rua. Coloque a roupa para lavar e desinfete o calçado, sendo boa ideia colocá-o a arejar na varanda ou na janela.
- Defina um local de potencial contaminação na entrada da sua casa, onde colocará todos os objetos utilizados na rua, como chaves de casa, guarda-chuva, telemóvel, carteira, etc. Esses objetos deverão depois ser desinfetados.
- Não proceda a ajuntamentos ou deslocações para eventos de família, dê primazia a encontros virtuais através de videochamadas ou telefonemas para os seus familiares e amigos.
Lembre-se que, embora seja difícil viver esta época do ano com estas limitações, e sabendo que é difícil estarmos longe de quem amamos, estamos todos no mesmo barco e, por agora, a distância é o melhor ato de amor.
É, então, altura de nos unirmos, mesmo que de forma virtual ou apenas em pensamentos rumo a um futuro de esperança. Um futuro em que todos ficaremos bem, em que todos voltaremos a abraçar os nossos e veremos esta fase como algo que fortaleceu e uniu o Homem!
A Insparedes deseja-lhe uma Boa Páscoa!