logo
blog-1

Os travões falharam? Saiba como usar o travão de mão!


Um dos grandes receios de qualquer condutor, é ver-se na estrada sem poder recorrer ao uso dos travões!

Já se imaginou nesta situação? Tranquilo, a conduzir, a dirigir-se para o trabalho ou em passeio e, de repente, ficar sem travões...saiba com a Insparedes como proceder se tal incidente lhe acontecer!


A perda dos travões pode ser originada pela falta de manutenção ou revisão deste sistema. No entanto, pode acontecer a qualquer um, sendo fulcral manter a calma neste cenário! 

Manter o carro em bom estado, efetuar revisões rotineiras e permanecer atento perante alterações que possam surgir no carro, principalmente nos travões, são comportamentos essenciais para garantir a sua segurança na estrada. 

Quanto aos travões, são várias as medidas que pode tomar para que possa controlar o estados dos mesmos. De entre eles, salientam-se atentar à vibração dos travões, que podem indicar uma deficiência nos discos; verificar a dureza do pedal ou, por outro lado, se está mais frouxo do que é normal; medir com frequência o líquido dos travões;etc. 

Outro facto importante é a forma como os travões são usados o que, obviamente, pode prejudicá-los se não forem usados corretamente. Assim, a travagem deve ser realizada lentamente e com firmeza, evitando travagens bruscas. A travagem deve ser feita com as rodas em linha reta, de forma a garantir uma travagem eficaz.


Se ficar sem travões, como devo proceder?

Se os travões do seu carro, em plena condução, deixarem de responder, antes de tudo não entre em pânico! Existem várias opções para parar o veículo de forma segura, ainda que algumas dependam da velocidade, do local e do poder de reação de cada um. 

Pode utilizar o travão de mão de forma subtil e lenta, puxando e libertando pouco a pouco o veículo, de forma a ir reduzindo a velocidade. Não puxe o travão de mão de uma só vez, já que pode bloquear as rodas traseiras e desequilibrar o carro. 

Outra coisa que não pode fazer é desligar o motor a alta velocidade, já que pode provocar um acidente por falta de controlo da viatura. Em contrapartida, se circular a velocidades significativas, opte por virar para a rampa de travagem (presente em autoestradas), realizando sempre a sinalização de emergência. 

Coloque a alavanca da caixa de velocidades em ponto morto e vá utilizando o travão de mão para reduzir a velocidade. Outra opção eficaz, mas que obriga a maior concentração e controlo, bem como a maior desgaste das pastilhas e aumento de combustível, é utilizar o travão motor. 

O travão motor é a própria ação do motor quando se deixa de acelerar e é conhecido como “travar à caixa” ou “reduzir à caixa”. Este mecanismo provoca a retenção para que o próprio veículo não ganhe velocidade, e deve ser utilizado quando se circula a velocidades mais baixas. 

Este processo deve ser realizado de forma lenta e faseada, reduzindo as velocidades gradualmente de forma a circular cada vez mais devagar. Assim, supondo que circula na quinta ou quarta velocidade, o objetivo é ir reduzindo gradualmente até que termine a marcha em primeira. 

Este mecanismo pode ser utilizado até conseguir parar o carro com o travão de mão em segurança, ou se no momento em que perder os travões estiver mesmo a chegar ao local de destino.



Acima de tudo, é fundamental não entrar em pânico caso se veja sem os travões! Atente bem a estas dicas, de forma a garantir que, se perder os travões, conseguirá reagir com o máximo de calma e segurança!


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à Fonte da Notícia