logo
Insparedes - O seu carro também sofre com o frio - proteja-o!
blog-1

O seu carro também sofre com o frio - proteja-o!


Em Portugal, Janeiro é o mês do frio. Nós sofremos com o Inverno, fazendo pequenas alterações no nosso quotidiano para nos adaptarmos a ele. Porém, será que o seu carro também está preparado para lidar com o frio?

Assim, a Insparedes preparou-lhe algumas dicas para que possa adaptar o seu carro ao frio característico do Inverno, de forma a garantir a maximização da sua performance.


Durante o tempo frio, deve efetivamente rever alguns pontos do seu carro, para que ele não o “deixe na mão” durante esta época. São eles os seguintes:

Líquido anticongelante:

O líquido anticongelante protege o motor contra a corrosão e a geada, arrefecendo-o quando necessário. Assim, é importante mantê-lo sempre pronto, já que as suas propriedades anticongelantes perdem-se com o tempo. Este deve ser substituído a cada dois anos, embora algumas marcas possam durar mais tempo. Desta forma, deve visitar o seu mecânico e pedir para verificar o ponto de congelação do anticongelante e substituí-lo caso necessário.

Bateria:

As baterias funcionam pior com o frio, sendo também obrigadas a trabalhar mais nesta estação, já que usamos mais o limpa para-brisas, vidros, aquecimento, luzes, etc. Assim, deve limpar bem os extremos, apertar corretamente e verificar o eletrólito e o nível de carga da bateria.

Pneus:

No inverno, é importante utilizar pneus de inverno ou adaptados a todas as estações. Contudo, anote que pneus de inverno oferecem mais aderência na neve, gelo ou lama, o que dá uma garantia de mais segurança.

Lâminas para-brisas:

Esta é a altura ideal para verificar o estado das lâminas dos limpa para-brisas e substituí-las caso necessário, de forma a evitar riscar o vidro ou obstruir a visibilidade.

Verificar as luzes:

Nesta fase do ano, é especialmente importante ver bem e ser bem visto, por isso deve garantir que todas as luzes funcionam corretamente.

Itens indispensáveis:

Para além de todos os pontos acima, é de ressalvar a importância de transportar no seu carro um “kit de inverno”, de forma a estar prevenido para diversas situações:

- Raspador para remover gelo do para-brisas 

- Líquido anticongelante para fechaduras 

- Uma manta para o proteger do frio, caso sofra uma avaria que o faça esperar na estrada 

- Correntes, caso se depare com uma tempestade.


Se o Inverno para si é uma preocupação, ao seguir estas dicas certamente ficará mais tranquilo por saber que tem o seu carro preparado para a época mais desafiante no que diz respeito a condução!


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à Fonte da Notícia