O que diz o Código da Estrada quanto aos ciclistas? saiba tudo!

O que diz o Código da Estrada quanto aos ciclistas? saiba tudo!

Índice

Em 2021, deu-se a última revisão, porém foi em 2014 que se debruçou mais sobre as bicicletas, reconhecendo-se a importância da mobilidade ligeira no país e introduzindo novas especificações. Saiba tudo!

Desde 2014, o Código da Estrada estabelece que as bicicletas são comparáveis a outros veículos motorizados, contemplando os ciclistas como condutores e tendo, por isso, direitos e obrigações na utilização da estrada.

Quais os direitos e obrigações dos ciclistas?

Segundo o Código da Estrada, é permitido andar de bicicleta em todas as pistas e não apenas nas ciclovias. Consideradas como veículos, as bicicletas usufruem agora da “regra da prioridade”. Assim, se não houver um sinal a indicar o contrário, o ciclista tem prioridade sempre que circular à direita. 

Com a última alteração do Código da Estrada, os ciclistas possuem também direito a circular juntos nas estradas, desde que haja boa visibilidade e que o trânsito não seja obstruído. Os condutores de veículos motorizados são obrigados a manter uma distância de segurança de 1,5m cada vez que ultrapassam um ciclista. 

A menos que haja um sinal a indicar o contrário, as bicicletas têm prioridade nas passagens perante todos os veículos., É recomendado o capacete para todos os ciclistas, mas obrigatório para todos os utilizadores de e-bike. Em caso de incumprimento, a coima pode chegar aos 300 euros. 

As luzes dianteiras e traseiras do veículo são obrigatórias e devem ser utilizadas durante a noite, amanhecer, entardecer e em condições meteorológicas desfavoráveis. A multa por conduzir sem luzes pode variar de 60 a 300 euros. 

Além disso, é proibido o uso do telemóvel, fones de ouvido em ambos os ouvidos, e a condução com uma ou ambas as rodas no ar. Se for cometida alguma dessas infrações, a multa pode chegar a 300 euros e/ou a proibição de conduzir veículos motorizados por um período de 1 mês a 1 ano.

A taxa de acidentes reduziu?

Foi constatado que houve uma redução de 75% nas mortes por acidentes de trânsito em Portugal entre 1989 e 2019, segundo dados da ASNR. No entanto, o número de mortes de pedestres e ciclistas ainda é preocupante, com mais de 1.500 atropelamentos fatais e 300 acidentes envolvendo ciclistas entre 2010 e 2019. 

O governo português procura reduzir esses números por meio do “Plano Estratégico de Segurança Rodoviária 2021-2030 – Visão Zero 2030”, que tem como objetivo atingir zero mortes e feridos graves nas estradas. A taxa de mortalidade em zonas urbanas em Portugal é 35% superior à média europeia, sendo que quase 80% dos acidentes fatais envolveram veículos ligeiros. 

No caso dos ciclistas, Portugal registou a segunda maior percentagem de mortes em zonas urbanas entre 2015 e 2017, com 67% dos casos. De acordo com um relatório do Conselho Europeu de Segurança dos Transportes, entre 2010 e 2018, a diminuição do número de mortes de ciclistas na União Europeia foi quase nula. 

Portugal, embora com valores inferiores à média europeia quanto à taxa de mortalidade de ciclistas, enfrenta problemas semelhantes aos restantes países europeus.

É ciclista? Costuma circular nas estradas com a sua bicicleta? Atente aos seus direitos e deveres e lembre-se que, embora o código da Estrada confira prioridade aos ciclistas, a melhor forma de se precaver é através de uma conduta defensiva e atenta.

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à fonte da notícia

Testemunhos Google

Alguns números

Anos no Mercado
0
Inspeções anuais
0
Centros de Inspeção
0
Profissionais qualificados
0

Inspeção em 15 minutos?

Icone Insparedes
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.