Novas etiquetas de pneus para 2020 - Saiba tudo!
É já no próximo ano que os fabricantes passarão a disponibilizar mais informações na produção dos seus pneus.
Decretado pela Comissão Europeia, a partir de Maio de 2021, os pneus passarão a conter informações relativas ao ruído em pisos com neve e gelo.
O novo regulamento entrará em vigor em maio de 2021 e foi aprovado pelos embaixadores da União Europeia, após análise do documento elaborado em conjunto pela presidência do conselho europeu e o Parlamento Europeu.
Os consumidores, com as novas etiquetas, vão poder escolher melhor os pneus do seu carro, sobretudo no que respeita a aspetos como a eficiência de combustível, ruído e aderência em piso molhado. Em breve, as novas regras serão formalmente aprovadas pelo Conselho Europeu e pelo Parlamento Europeu.
Os fabricantes de pneus também vão passar a ser obrigados a registar os pneus numa base de dados pública, como afirma Katri Kulmuni, ministra da Economia da Finlândia “Agora, os consumidores vão estar melhor informados quando comprarem pneus novos, podendo escolher os mais seguros e eficientes. Isto vai ajudar a salvar vidas e a diminuir as emissões de gases com efeito de estuda no sector rodoviário”.
Bruxelas dará ainda aos fabricantes um período de transição, porém todos os pneus fabricados entre a data de publicação de regulamento e 30 de abril de 2021 terão de ter as novas etiquetas até 30 de novembro de 2021.
Novos símbolos
As novas etiquetas dos pneus vão passar a ter ícones para condições de aderência e de gelo, de acordo com as normas estipuladas a nível internacional. Também haverá a indicação do ruído dos pneus nestas condições, complementando a informação que já existe desde 2012.
O ruído também vai passar a ser classificado com base em letras e não em ondas sonoras.
Menos classes
As classes energéticas com menor eficiência de consumo de combustível e de ruído de isolamento externo deixarão aparecer nas etiquetas, já os pneus de classes F e G deixarão de ser fabricados.
Sabe-se que os transportes rodoviários são responsáveis por cerca de 22% de todas as emissões de gases com efeito de estufa na União Europeia e que os pneus contribuem para cerca de 20% a 30% do consumo de combustível de um automóvel.
Com estas alterações, visa-se uma maior informação dos condutores, que verão estas informações instituídas nos seus pneus. Sabia destas alterações?
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!