logo
Insparedes - Nova sinalização para localização de pontos de carregamento de elétricos!
blog-1

Nova sinalização para localização de pontos de carregamento de elétricos!


À semelhança do que acontece com os sinais rodoviários que alertam da proximidade a uma estação de serviço, a DGT acaba de aprovar nova sinalização para os cidadão identificarem a localização dos pontos de carregamento de viaturas elétricas.

Estes novos sinais de trânsito baseiam-se nos já existentes noutros países da União Europeia. Saiba tudo!


Para o efeito, foi aprovado o pictograma oficial de “veículo elétrico” para especificar determinados sinais que se destinam a estes veículos. O ícone é a imagem de um carro com um cabo e a correspondente ficha.




Por outro lado, os sinais que se começam a encontrar nas estradas para avisar da proximidade dos pontos de carregamento são os seguintes:

1. Sinal que indica a existência de um ponto de carregamento ou estação de serviço de combustíveis, que oferece também carregamento de veículos elétricos:




2. Sinal que indica a existência a localização de um ponto de carregamento. O pictograma inclui um sinal de carregamento verde, com cabo, ficha e as letras “EV”. Refere-se apenas a infraestruturas específicas para veículos elétricos.



3. Sinal que indica a existência de uma estação de serviço que disponibiliza gasolina, gasóleo, GLP e pontos de carregamento para veículos elétricos.


Todos estes sinais possuem um carácter meramente informativo, daí possuírem um formato retangular. No entanto, pode encontrá-los colocados de forma individual ou em conjunto com outros sinais de serviço, tanto nas estradas como em áreas urbanas. 

Os sinais já se encontram em vigor, porém a DGT e o Governo assumem que este processo de inclusão de novos sinais será bastante gradual. Salienta-se que, embora sejam informativos, estes sinais contêm uma sanção indireta associada. 

Isto porque, se alguém entrar numa estação de serviço e não houver lugar para estacionar o carro, deixá-lo num espaço reservado para veículos elétricos pode levar a uma coima no valor de 200 euros.


Sabia desta nova sinalética? O que acha desta medida?


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à fonte da notícia