logo
blog-1

Motociclista de Inverno? Saiba como se proteger do frio!


Com o Inverno em alta, muitos são os motociclistas separados do seu amor pelas motos, deixando a moto de lado até à vinda de dias mais sorridentes.

Contudo, é possível sair de moto durante os meses frios, desde que para isso utilize roupa adequada para não sofrer com o trajeto.

Se, mesmo com o frio, pretende aventurar-se na sua moto, deve estar disposto a assumir um gasto extra que envolve roupas adequadas e com a proteção devida. 

Neste caso, ao contrário dos ditos comuns, não é aconselhado o uso de várias camadas de roupa, mas sim poucas que garantam a proteção térmica necessária e que não comprometam a sua mobilidade.

Mas então, em que itens deve apostar? Saiba tudo com a Insparedes!


O casaco perfeito

O casaco é um dos elementos mais importantes, já que remove quase 50% do frio do corpo. Este deve ser bem ajustado para evitar a entrada de ar e humidade, mas também ter um revestimento interno removível e boas proteções para os ombros, cotovelos e encosto, para o proteger em possíveis quedas. 

Apesar de resistente contra a abrasão, o couro nem sempre é a melhor escolha, já que além de não ser à prova de água, também não protege tanto do frio. Assim, a alternativa mais recomendada é optar por modelos de poliéster com membranas impermeáveis e ajustes com alças elásticas nos bíceps e cintura. 

Para proteger o pescoço, deve escolher modelos com fechos de botões duplos e usar sempre os dois fechos. Melhor que isto, só se tiver um forro térmico removível para as mangas e, aí, será mesmo a “cereja no topo do bolo”!



As botas ideais

As botas devem ser impermeáveis para evitar que os seus pés fiquem molhados. Para o ajudar a que não entre água, devem ter alguma altura e o cano deve ser alto, o que também irá proteger mais as canelas e evitar que entre frio.



As luvas certas

Os dedos são a zona do corpo mais exposta ao vento, pelo que a escolha das luvas é mesmo para levar a sério. Como tal, esqueça estética e design e opte por modelos à prova de água e com forro respirável. 

Nesta busca, se adicionar à sua lista reforço de polegar e palma, bem como estofo nos dedos, encontrará então umas luvas confortáveis e ótimas para a sua proteção. 

Contudo, lembre-se que luvas com velcro fixador são mais fáceis de manusear e proporcionam mais conforto, o que se traduz em menos fadiga muscular. Para melhor proteger do frio, opte por modelos longos e que cubram grande parte do antebraço.


As calças mais seguras

As calças, além de terem uma função de abrigo, também servem para a proteção do motociclista. Assim, os seus pontos de junção devem permitir a boa mobilidade, mas ter alguns “condimentos” que proporcionem conforto e segurança extra. 

É o caso das joelheiras, protetores traseiros e cintura ajustável. Optar por uma calças próprias para este efeito, não só se sentirá mais confortável, como aumentará exponencialmente a sua segurança em caso de queda. 


Os acessórios mais in

Para se proteger ainda mais do frio enquanto leva a sua mota a passear, pode incrementar o seu look com acessórios que aumentarão a sua resistência às temperaturas baixas. 

São eles as proteções de pescoço, que podem chegar a cobrir ombros e peito, o uso de roupa térmica interior e corta-ventos específicos para a prática desportiva.


Preparado para um passeio de Inverno? Com estas dicas, não tem como não contemplar as belas paisagens de Inverno....melhor ainda, com a companhia da sua moto!


A Insparedes deseja-te Boas Viagens!



Aceder à Fonte da Notícia